Chegamos ao fim dessa animação na parte mais delicada de todas da animação, o POLISH! Nesse ponto, sua grande animação pode se tranformar num grande fracasso, porque se os intervalos não estiverem certinhos, com todos os arcos funcionando, a animação não fica suave e o espectador percebe um leve tranquinho entre as passagens de frames. Isso acontece quando os intervalos não estão colocados nos seus devidos lugares. Aqui eu entro com uma resposta para a pergunta do Lucas Eric acerca da minha animação estar em linear ou spline; Em nenhum dos dois Lucas, eu sempre animo em Stepped, como se cada pose fosse uma folha de papel e eu pudesse ver se a animação somente pelas poses que eu criei e não poses intercaladas pelo pior animador do mundo, o computador! É muito importante para mim poder visualizar somente o meu progresso!
Eu sou um animador que não gosta muito do graph editor, isso significa que eu prefiro ir frame a frame, arrumando cada arco manualmente do que ter que ficar brigando com as curvas, eu acho essa uma maneira mais intuitiva do que ficar olhando para um bando de curvas, mas ao mesmo tempo eu conheço muitos animadores que se entendem muito bem com o graph editor então eu acho que cada um tem que escolher qual a melhor maneira de polir a cena. Porque no fim das contas ninguém vai se importar se você animou frame a frame ou se usou o graph editor, mas sim com o resultado final!
Falando mais um pouco a respeito do polish da minha cena, eu fiquei assistindo repetidas vezes, checando cada arco para ver se o spacing estava funcionando, uma coisa muitissimo importante de se fazer é focar a visão; ou seja, focar em um unico ponto e assistir rapetidamente até você sentir nauseas ou até você conseguir treinar seus olhos para sentir os 24 frames por segundo! Parece meio maluquiçe mas o seu olho quem que conseguir visualizar a mais leve alteração no arco do cotovelo, por exemplo, ou ver se está acontecendo alguma aceleração súbita ou ao contrário, uma desaceleração sem muito sentido!
Isso é muito importante para que a gente consiga produzir uma animação smooth, suave, sem tranquinhos!
Então treine seus olhos, foque sua visão em pontos da animação, preste atenção nos arcos e no timing!
Espero que tenha ajudado um pouco, e logo logo eu posto mais um "animando de cabo a rabo"
Um abraço e qualquer dúvida eu respondo!
11 comentários:
Muito bom Bruno!
Valeu por compartilhar com a gente seu workflow. Estou acompanhando e esperando por mais!
Abs
ps: só uma pergunta, vc começou primeiro como animador 2d ou 3d?
Genial, Bruno!
Vi na sua Reel que misturou 2d com 3d. Qual foi o processo para conseguir esta composição?
Poxa!
Muito legal essa sua explicação. Eu desconhecia vários pontos abordados e gostei muito do post.Espero ver mais e muito sucesso Bruno!
Parabéns!
Nossa cara, qdo vi o meu nome no post quase caí pra trás!!!kkk...
Aew Bruno, vlw pela dica rapaz. Vou aguardar por mais posts do gênero. Espero ver dicas sobre lip sync também! Abraço cara
muito obrigado por compartilhar Bruno. Parabéns pela iniciativa. Abraços!!!!
Bom Bruno, sou novato na área da animação, então vc poderia explicar como se anima em Stepped? Eu uso o XSI, como eu faria para animar em Steppes ultilizando este software? Se me esclarecer estas duvidas eu agradecerei!Flw cara
Stepped é o Constant no XSI, onde o computador não cria nenhum inbetween, pra usar esse modo eu seleciono todos os controladores, aperto 0 que abre o editor de curvas, e na aba Curve tu muda pra Constant.
Acho que é isso ai!
Vlw aew guilherme pela info. Testei aki jah em uma animação, mas para dar o polish deste jeito, eu tnho q ir dando key frames, frame a frame msmo neh?!Pq a animação fik soh em block(parece)
Flws
Esse modo de Stepped a galera usa no começo, pq geralmente você vai colocando as poses que vc acha mais importante da cena, e vai adicionando cada vez mais,pq ai tu controla a sua cena e não o programa, então é bom fazer um block em Stepped, qto mais poses e breakdowns vc fizer nessa etapa melhor, é ai tb que tu ja arruma o seu timming, dps tu só muda pra as curvas pra Spline e arruma os inbetweens toscos que o programa fez.
Bom, o que é polish precisamente? Tipo, é a hora em que deletamos alguns frames que deixam a animação meio que presa?Arrumamos as curvas? Tudo isso e mais um pouco?!?!?!
Flws
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