quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dicas de Animação com o Faisca - 004 / Animation Tips with Sparky -004


O que você plantou para 2012?
Eu sei que estamos nos preparando para a virada de ano e sei também que, em todas as viradas de anos, nós prometemos que o ano que entra será diferente, que no ano novo seremos melhores, mais esforçados, correremos atrás dos nossos objetivos. Eu mesmo fazia do fim do ano um momento para prometer um monte de coisas. Infelizmente o ano novo não zera a vida, nem começa de novo. O dia 1 de janeiro nada mais é do que 24 horas depois da meia noite do dia 31 de dezembro.
De maneira nenhuma esse post é para deixar qualquer um para baixo, mas sim para lembrar a todos a necessidade de vigília constante com os rumos que nossa vida toma.
O 2012 de cada um vai ser um resultado do que plantamos nos últimos anos. Então o que colheremos nada mais é do que o resultado dos nossos esforços acumulados. Não há segredos nem mistérios.
Ser animador exige dedicação e um punhado de horas extras para se desenvolver. Muitas vezes a vida traz surpresas maravilhosas, como um novo emprego ou uma super oportunidade de um freela que pode mudar sua vida. Porém isso nunca vem do nada, não é por acaso. É o resultado acumulado de tudo que fizemos nos últimos anos sendo reconhecido.
Muitas vezes nos pegamos pensando porque as coisas não acontecem, porque acontecem para os outros e não para a gente. Cada um de nós tem seu momento, uma oportunidade que se apresenta e que transforma tudo. Essa oportunidade é do tamanho da sua dedicação empregnada em seu portifólio.
Quanto mais alto for o nível do seu portifólio, melhores são as chances de que essa oportunidade te leve para mais perto do seu sonho, e o contrário também é verdadeiro. Precisamos sempre lembrar daquela velha frase: "-De boas intensões o inferno está cheio." Ela exemplifica de uma maneira muito dinâmica esse período do ano que vivemos.
Prometemos , falamos e pedimos muito. Mas o ano não é feito de 1 dia, mas de 365. E não são as palavras proferidas ou promessas feitas em 1 dia que farão diferença. São os 364 dias restantes de muita ralação, esforço, noites esticadas estudando, produzindo, crescendo e se comprometendo com o seu futuro.
2012 começou a muito tempo atrás. O que será dele para cada um de vocês é resultado do que foi preparado por vocês mesmos nos anos anteriores. Então se vocês querem que 2013 seja um ano incrível, começe hoje, semeie hoje o seu futuro, pois só você pode fazer isso e os frutos podem ser doces ou amargos, você escolhe.
Animação não é uma matéria exata, não é ciência. Ela é a compreensão e a caricaturização da vida em todos os seus detalhes e por menores que poucos enxergam e muitos sentem. Por isso animação é um estudo de uma vida inteira e uma vida inteira é feita de muitos 365 dias de ralação.
Feliz 2012!
Um abraço,

Hi there folks!
I would like to start making a question to all of you.
What did you seed for 2012?
This is a time in year that everyone is preparing to new year's day and I know that this is a meaningful time of the year that we make promises, saying that next year everything will be different, we ll be better people, work harder, study better and we ll chase our goals like never before. But life don't care that much for the new year's day. January first is nothing but 24 hours after December 31. There's no magic in it. Nothing that makes our past disappear and a new "us" born. We will be the same person we were.
It means that to have a great 2012, and hope for big changes in life, business and personal issues we had had done it during the past years. A year wont bring nothing new unless we create the conditions for it.
Be an animator means a life time job. So we need to dedicate time and effort to become even more skilled than we are today and this can only happen if we start today. but the thing is, starting today wont reflect tomorrow, but in a medium term future. Maybe a couple of years ahead.
I know it sounds hard sometimes and giving up or just go with the flow seems not that bad after all and probably its what we've done the last years, and that's the answer why we are not where we wanted to be today.
Opportunities wont just jump over your leap. You must create the ways to build up a portfolio capable to prove you can have the job. Your portfolio is a mirror of yourself, no lies, no excuses. It represents the best of what you can do and most of all, how much effort you injected into your career.
So if your efforts during the year weren't that much, you can have possibilities to work into some places but if you want your dream job you need to put your heart and soul into it and make it happen.
And the funny thing is that it wont happen in January first. But in the other 364 days of the year.
So don't waste time promising, keep in your heart the flame and chase your dreams so you can have a great 2013!
Happy 2012!!
Cheers,

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dicas de Animação com o Faisca - 003 / Animation Tips with Sparky -003


Fala galera!!
Está saindo mais uma dica do Faisca!
Desse vez eu queria falar sobre :
- "Mire na Lua, se errar, pelo menos estará entre as estrelas".
E para começar a falar sobre isso quero dizer que a vida não é fácil, não termina bem (no final todo mundo morre mesmo) e que o que importa mesmo é o caminho. Bom, todo mundo já ouviu isso antes certo mas realmente entender isso significa olhar para a vida com um pouco mais de coragem e determinação. Escolhemos uma das áreas mais difíceis e complexas de se trabalhar e por isso devemos pagar um preço. E esse preço é cobrado com suor e algo mais. Mas o que esse algo mais significa? O que ele trás para a nossa vida? Esse algo mais é a sua determinação de, mesmo depois de trabalhar o dia todo, você ainda chega em casa e vai animar por conta própria, vai estudar, vai evoluir. Esse algo mais é a chama da coragem, é o combustível da determinação. Na nossa área, se você trabalhar 12 horas por dia, ralando, e fazendo o que os jobs necessitam, você vai se transformar em item supérfluo em alguns anos. Isso porque escolhemos viver uma profissão que não aceita acomodados, que põe de lado aqueles que fazem só o necessário.
Uma vez, quando eu estava dando meus passos para aprender animação, eu entrei em contato com a VanArts no Canadá, e estava super empolgado com a possibilidade de estudar lá, morar em outro país e tudo mais. Tinha ainda 18 anos então o mundo era o limite. E eu me lembro muito bem quando, conversando com o rapaz da admissão de lá, ele me disse uma frase que me marcou muito e só depois de muitos anos eu fui começando a entender melhor. A frase é a seguinte; - Aim to the moon, if you miss at least you ll be among the stars. Ou seja, Mire na lua, se você errar, pelo menos estará entre as estrelas. E com essa frase gravada a fogo no meu coração (putz parece música sertaneja né?!) eu continuei sempre buscando tornar o meu sonho realidade. E o engraçado é que a vida não liga muito para seus sonhos, ela corre num leito muito maior do que qualquer um de nós, e eu caí várias vezes, e mesmo assim não desisti de direcionar meu canhão para a lua. E durante muitos fui ajustando a mira. Esse ajuste sempre foi o estudo. Durante toda a minha vida como animador, e eu sei que muitos animadores também passam por isso, eu nunca parei de estudar. Antes de continuarmos, precisamos abrir um parenteses enorme aqui e é aqui que a coisa pega de verdade. Estudar de verdade não é produzir algo que você consegue realizar. Se você anima no seu tempo livre da mesma maneira que você anima no trabalho, é melhor ir jogar WOW ou alguma coisa parecida porque você não está evoluindo. Estudo requer dedicação, buscar algo novo, algo que você não sabe fazer, estudar técnicas, refazer zilhões de vezes o mesmo movimento até achar uma maneira mais interessante e criativa de resolver a cena. Estudar não é produzir uma montanha de frames de cena, é se dedicar durante meses à uma cena só, tentando tirar dela o máximo, polir o máximo, alterar o máximo, dissecar até você não conseguir achar nenhum erro. Aí você estudou mesmo, e pode ter certeza, que daqui a 1 ano, você vai olhar essa cena de novo e achar problemas MAS naquele momento da produção, você foi além da sua capacidade e se superou. Aí você evolui. Como um cientista, que está no laboratório em busca de respostas para questões que ainda não as tem, ele procura ver com novos olhos, testa metodologias em busca da solução. Esse é o real estudo e não simplesmente praticar animação. Animação é  a soma da prática com a técnica, só que sem a técnica você pode animar 10 mil minutos de animação mediana.
Então quando pensamos grande, pensamos em ser um super animador, temos que ter isso na cabeça, que para chegar lá, precisamos investir tempo e dedicação. Nós animadores nunca podemos apertar o botão do automático e sair produzindo um monte de coisa que é mais do mesmo. Esse é o maior dos erros.
Mas isso também não garante que você um dia vai trabalhar na Pixar, mas isso garante a você a satisfação de ter feito o seu melhor, de ter se desafiado e evoluído acima das suas expectativas e por isso, você vai estar em algum lugar legal!

Hey there Folks!
This time I would like to talk about expectations versus reality. So for the kick off, its important to remember a thing or two about life. Its not easy, in the end every single person you cherish and yourself will die but the best of it is what you do waiting the bitter end. Well, many Indie songs talk about it these days but absorb it into life is add courage and determination into it. And it brings us to the theme of this Sparky Tip.
Aim to the moon! We as animators chose one of the most difficult and challenging areas off all. If you go to work, spend 10-12 hours working everyday and go home and rest and then go back to work the next day, week, year, pretty soon you ll be outdated. (sure we have some exceptions for example companies that invest into their employees and pay courses and such.) We cannot forget that animation is art and as it is, it needs to be challenged, to be tamed and be free to change. This phrase says "Aim to the Moon, if you miss at least you ll be along the stars".
For me it means that we need to create the environment for ourselves to flourish and to prevail even when it seems impossible. Life always brings new challenges,  a new date, babies, deaths, healthy issues, overtime work and we kinda set aside our dreams and start to look at it as we were looking to a beautiful photo from a distant shore.
So what we need to do to make that shore our private beach? the answer is to always study. But hear me when I say that 99% of people cant see crystal clear what means study for real.
Study is challenge, is overcoming things that you dont know how to solve, is to put aside tiredness and laziness. Study is to focus much more in quality then quantity. After finishing a shot, look at it and compare with a Top studio shot and figure out if your shot have the same qualities. If dont, redo it. From zero. Study is not meant to create demoreels, but demoreels are born from study. Many people try to do a lot of shots the same way they would do it as if they were animating at work and thats another non study time, because as scientists we need to try to find answers while we are studding, but if you already know the answer, it loses entirely the meaning of doing so. So take heed of this. You need to dive deeper than ever, everytime you sit down and plan to study. You need to challenge your ways to do things, your beliefs and others too. Tear down the mistisism of animation and try to understand whats behind. By doing that you will understand the meaning of this quote "Aim to the moon, if you miss at least you ll be among the stars".
Cheers,

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Rockettes Reel FX cena 02

Fala Galera!
Essa foi a outra cena que eu fiz para a ReelFX, essa cena faz parte de uma cena maior, o shot todo tinha mais de 1 minuto de duração, com zilhões de personagens animados. Era um trabalho tão massivo que eles dividiram a cena em 6 partes e deram para vários animadores diferentes. A minha parte foi fazer esses 6 humbugs arremessando luzes de natal contra as dançarinas no palco.
A grande dificuldade dessa cena foi fazer 6 vezes o mesmo movimento. Como os personagens desciam continuamente e executavam o mesmo movimento, eu tive que rebolar para trazer diferentes maneiras de se realizar a ação. O mais importante nesse shot, por ser tão longo, era evitar a monotinia. Então eu precisei fazer um planejamento de como executar cada um. O primeiro passo foi realmente pensar em personalidades diferentes para cada um. Nesse caso, eram todos do mal, então eu tive que pensar em níveis de caras sacanas! O primeiro arremessa e fica olhando para trás, para ver a quantidade de estrago que ele fez. Já o segundo vem é o Joselito que não sabe brincar! Vem com as duas mãos, ergue acima da cabeça para arremessar a bomba.
O terceiro vem com ela como se fosse uma bomba de avião torpedeiro, com a bomba segurada embaixo do corpo, ele arremessa para frente, para que ele possa apreciar seu bem sucedido ataque. O quarto vem com raiva, antecipa bastante o arremesso em cima da cabeça, como se mirando em quem vai jogar. O quinto é um do que eu mais gosto, ele é sádico, lança a bomba para cima e fica olhando ela cair, assim que ela explode ele sai fazendo uma curvinha como se dissesse trabalho feito. O sexto era o mais importante para mim, porque depois da algazarra de todos eles passando, o último iria ficar com a camera só para ele, então decidi fazer uma graça com ele. Como esses personagens estariam em esterioscópico, o público estaria colados neles, então o último eu fiz se conectando com a audiência. Ele olha para a camera e mostra a lingua com as mãos na cara, como se debochasse do público.
Foi uma cena bem dífícil de fazer pois 6 personagens em 10 segundos de cena dão 1 minuto de animação então foi bem puxado. Mas o legal foi poder fazer o mesmo movimento várias vezes.
Eu sempre falo para os meus alunos da importância de se planejar para tirar da frente as idéias genéricas e se apegar a novas possibilidades de gerir a cena. Nesse exemplo eu realmente tive que quebrar a cabeça, e o pessoal ficou muito feliz com o resultado e eu também!
Espero que gostem!!
Abraços,

Hey there guys,
Here is a second shot I did for ReelFX project, Rockettes.
This shot really brought me some real challenges. This shot you guys are seeing is not a complete shot. Its just a fraction of a massive shot that was split in 6 parts so animators could get it done in time. So my share was to take 6 humbugs and make them dive and attack. The thing is, how to make six times the same movement and not make it look robotic or too coordinate that it seems to be only one character doing it. Well, the first thing i did was plan out the personas, how this characters would differ between them. So I planned them to be evil and tricksters and funny at the same time. So the first guy I planned to be a guy that really want to blow things up, so he throws the bomb with force and determination. The second guy couldn't be contained, so he's like raging, putts up the bomb over the head and uses both hands to do the most damage he could do. The third guy comes like an airplane, with the bomb under his body, he tosses it in front of him. The forth guy is sort of a break into the mess of movements, he comes holding the bomb over his head, with determination and cruel feeling. the fifth guy is the funniest. He throws the bomb upwards and he wait it to hit the ground to leave the shot. Its a bit like cat playing with a mouse. Instead of finishing off he plays with the dancers below. And the last guys was the most important one. Because he will have the whole stage only for him and the audience ll be lead to look at him only. So i planned to make with him the connection with the audience. After he throws, he looks at the public (that are wearing 3D glasses) and puts the tongue out and makes fun with the public. That was for me, a way to finish the bomb attack with character and not just doing what they were meant to do. Thats always important to remember. You can always at some spicy and flavor to the shot.
Hope you guys like it!
Cheers,