terça-feira, 18 de agosto de 2009

A importancia de um planejamento!

Opa galera, tudo bem?!
Esse post aqui é uma amostra da importancia de se fazer um bom planejamento.
Atualmente, um dos meus trabalhos no estúdio é produzir o storyboard dos filmes que animamos. Então eu me vi na responsabilidade de dirigir um time de animadores, ou seja, fazer o primeiro planejamento da cena, e como a gente trabalha com série, muitas vezes as minhas poses são usadas como Chaves e Extremos pelos animadores. Então basicamente o que a gente vê no storyboard mais detalhado que eu faço é a cara que a animação vai ficar. Isso faz com que o processo de planejamento seja bem mais demorado e detalhista, porém dá a chance dos animadores terem uma direção mais clara da cena e quais os objetivos que eu, como diretor, queria atingir na cena!
Muitas vezes a gente tem que ser o nosso próprio diretor e com isso ter uma visão não somente da cena, mas da sequencia ou do filme todo. Isso nos ajuda a planejar não somente uma ou outra emoção que o personagem vai "usar" na cena, mas o estado de espirito em que ele se encontra!
Aqui vai um exemplo de um super planejamento e de como o animador, que tem uma grande direção, acaba por produzir um material excelente! É no planejamento que podemos pensar na "alma" da cena, reparem como nesses raffs, os olhos dos personagens estão tão cheios de emoção e tensão. Coisas sem muita importancia não são nem esboçados ou muito porcamente delineados.
!!!DICA!!! O importante não é saber desenhar ou não, mas sim projetar uma imagem no papel que expresse todas as suas intenções na cena!




Nenhum comentário: