terça-feira, 18 de maio de 2010

Animando de cabo a rabo - Blocking_01

Faaala galera!
Mil desculpas pela demora, mas a vida não tá facil não! Muita correria no estúdio e muitos projetos rolando ao mesmo tempo, ah quem dera o dia tivesse 48hrs!!!
Bom, voltando aqui ao "Animando de cabo a Rabo" eu estou postando agora a versão 00000001 do Blocking dessa cena que é muito grande. Um concelho muito bom dado pelo gigante James Baxter é que ele nunca anima cenas grandes de primeira, ou seja, num tapa só. Ele sempre divide a cena em pedaços menores para que ele possa focar a energia do dia sobre uma certa quantidade de trabalho que não seja absurda. Eu sempre tento fazer isso também e isso me ajudou muito.
uma dica sempre muito importante no início da animação, ou seja, o Blocking é que você não se apaixone por nenhuma pose. Como assim?! Bem, a gente tende a gostar muito das poses que fazemos, costumamos achar detalhes que a gente olha e fala "nossa, tá foda isso hein?!" Mas a verdade é que as primeiras poses do blocking servem mais como guia, marcação ou roteiro para se inicar a animação. Eu quase sempre altero as minhas poses iniciais, uma vez que durante o processo de refinamento da animação, que é o momento que vamos colocando todos os break downs e pass positions, algumas poses ficam vendidas ou acabam não conseguindo carregar a dramaticidade da cena.
Aqui na cena, eu fui fazendo como costumo trabalhar no meu workflow. Eu preciso sentir mais do que algumas poses, eu já vou colocando mais desenhos, indo quase que em straight ahead.Na verdade eu aprendi com o Richard Williams a tentar unir o melhor do pose to pose com o straight ahead, e eu acho que isso ajudou muito no meu aprendizado constante em animação.
Eu to postando os 2 primeiros blockings para que vocês possam ver quantas poses foram jogadas fora na primeira leva de poses da animação. E vocês vão ver que nas proximas postagem muitas outras poses vão sumir também. É a maturação da cena que faz com que as poses caiam. Muitas boas idéias depois de algum tempo não são tão boas assim e por isso é sempre bom dar a chance dos nossos olhos olharem a cena sem medos, medo de recomeçar, medo de prazo, medo de não conseguir deixar melhor do que já estava, e por assim em diante!
Espero que gostem!!!
um abraço a todos!




Blocking 00000002!!!

2 comentários:

X disse...

Nice!!

Bem legal essa série de posts que você está fazendo.

É sempre bom ver como animadores mais experientes conduzem uma cena recebida.

Valeu!

Marcos Meneghetti disse...

Cara, esse teu projeto animando de cabo a rabo é excelente. Um ponto de referencia para todos aqueles que querem aprender mais de animação.
Muito obrigado por compartilhar teus conhecimentos.

Abraço e valeu

Marcos Meneghetti