quarta-feira, 19 de maio de 2010

Animando de cabo a rabo - Blocking_02

Bom galera, sobrou um tempinho então deu pra eu preparar um post hoje mesmo!
Dessa vez eu vou falar um pouco mais sobre o blocking, nesses 2 vídeos que eu vou postar, a animação ainda está em blocada, porém eu fui criando mais extremos e mais breakdowns para que a cena me oferecesse mais do que o primeiro feeling, muitas vezes o peso do personagem, os arcos e o proprio timing são "resolvidos" na primeira etapa e o animador vai direto pro polish, e quando chega cara a cara com o graph editor chora porque tudo parece que foi por agua abaixo, "Ah $%&%#$# a cena tá flutuando....cade a @#@#$ do timing que eu planejei no blocking?! Programa burro pra @#$#@!!!" É verdade que essa fala é repetida milhares de vezes por minuto no mundo da animação 3D, porém cabe ao animador e não ao computador fazer os eases in e out e ajustar o timing, mesmo que para isso seja necessário colocar cada vez mais chaves. Eu sou adepto ao chaveamento máximo da cena! Como eu vim do 2D, gosto de ter o controle em quase todos os frames para que assim, quando o programa intervalar a cena, ele não vai ter nenhum trabalho e eu nenhuma dor de cabeça.
Então aqui eu fui colocando mais informação para ver se a cena está funcionando, e é nessa hora que os apitos de alarme começam a tocar todos. Nessa minha cena, eu fui percebendo que alguns acentos estavam passando em branco, a animação não estava dando força suficiente para o diálogo e verdade seja dita, uma boa cena tem que funcionar SEM audio, já que o áudio pode muitas vezes camuflar uma animação mediana ou com erros.
Mesmo ajustando alguns detalhes eu ainda não fiquei feliz com o resultado que eu havia chagado até então, principalmente na parte em que ele dá um golpe de karate! ahahah no segundo 0:09, pra mim o personagem tem uma mão muito grande e que me dificultou posicionar bem a mão, nos proximos videos vocês verão como eu busquei soluções pros problemas aqui listados!
Outra parte que eu achei sem força é o segundo 0:06 ao 0:07, a giradinha de cabeça funciona mas está muito lenta e não chama tanta atenção como deveria, preciso melhorar não só o timing mas retrabalhar algumas poses para ter mais dinamismo.
No segundo 0:12 notem que o corpo dele dá uma rotacionada ninja do nada, completamente desnecessária(eu só notei isso bem pra frente) alí o movimento não faz sentido, lembrem-se que o quadril é responsável pelo movimento e equilibrio do corpo então cuidado ao mexer com ele.
Outros problemas apareceram na medida que eu avançava no refinamento da cena, já que quando você arruma um problema, deixa uma parte da cena legal, as vezes outras partes que pareciam resolvidas acabam por mostrar fragilidade e precisam ser repensadas! Mas isso é pra outro post!
Valeu galera!!!



Um comentário:

Miro Souto disse...

Muito bom Bruno!
Sempre aprendendo com você.

Grande abraço.