quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Animando de cabo a rabo - Transformer refining

Fala Galera!!
Quando a gente começa a animar uma cena complexa desse tipo, e principalmente em straight ahead, a gente tende sempre a deixar muita sujeira para trás. O grande trabalho de polir uma cena como está e achar dentro das poses do blocking os problemas de spacing e timing que só se mostram quando vamos ao spline. Isso acontece porque o nosso olho fica viciado em ver a animação dando "soquinhos" do blocking no stepped e por isso não conseguimos definir com clareza o que é um pulo normal de animação do que é um problema de spacing. Isso acontece sempre e é bom que aconteça, porque durante o processo de blocking, o mais importante é colocar as poses necessárias, rafiadas mesmo,  como no 2D, o mais rápido possível para resolver. A diferença entre o 2D e o 3D é que os animadores 2D usam lápis de cores diferentes para cada processo e por isso a fase de polish é natural e parte do processo de evolução da cena.Já no 3D, muitas vezes a gente tenta resolver tudo no blocking para depois ficar só arrumando os intervalos no graph editor e esquecemos que precisamos polir as nossas próprias poses. Isso é um processo demorado mas muito legal, de achar onde você pode deixar a cena mais legal. mais limpa ou até mesmo mais dinâmica. Não tenha medo de perder um bom tempo no refining porque é daqui que a sua cena sai praticamente pronta para o polish então se não estiver tudo muito bonitinho nessa fase você vai gastar um tempão tentando arrumar isso no graph editor e vai xingar o software de intervalador burro  quando na verdade (muitas vezes) o burro é o piloto na maquina!!!
Obs; O final da cabeça é outro, esse aí foi na empolgação e o pessoal que viu achou um pouco cartoon demais, então eu limei ele da minha cena final!! Sem apego aos frames galera!!!
Abraços!


Tranformer_refining_scene from Bruno Monteiro on Vimeo.

2 comentários:

Lucas Eric disse...

Aew Brunão, bem divertida a anima hein. No caso, nesse video já está em spline ou está em linear? Tenho uma dúvida. Tipo, eu faço o meu blocking em linear, estilo o André Forni., mas gostaria de usar o modo stepped porém não manjo como é o processo, tipo, como eu acho o pass position sem ver o frame seguinte? Não sei se deu pra entender aew. Tipo, tnho uma pose no frame 1 e outra no 4, aih quero colocar uma pose no frame 2 porém em stepped eu só consigo ver ver a pose do frame 1 certo? Então como faço a mediana nesse caso? Grato pela atenção.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.