Fala Galera!
Faz tempo que eu não faço um post meu então vou fazer valer o atraso!!
Nós acabamos de terminar o episódio número 2 do Kauan e foi muito mas muito legal trabalhar com gente tão talentosa e dedicada. Nesse projeto eu trabalhei como character designer, storyboarder, animador e diretor de animação (no primeiro episódio a direção de animação esteve nas mãos do Fernando Herrera).
Muitas tarefas dais quais eu me orgulho de todas porque realmente fiz de todo coração e não há nada mais legal do que por um pouco da sua alma no nosso trabalho, quando acreditamos pra valer naquilo que estamos fazendo.
Então esse primeiro post é sobre o character design dos personagens principais, o Kauan e a Iara.
Quando começamos com o projeto, ele ainda não tinha nenhuma direção de arte e por isso eu poderia criar qualquer design que eu quisesse. Parece delicioso isso porém quando a gente não tem um guia, um visual para começar a trabalhar a possibilidade de ficarmos perdidos é bem grande, então eu começei pensando nas informações do roteiro.
Um garoto cmo idade ainda em aberto (perigo a vista!!), ribeirinho, que mora no norte-nordeste do Brasil.
Pensei então em partir para desenhar. Fui para um estilo mais meu, buscando uma pitada de elementos geométricos.
O que acabou acontecendo foi que ele ficou muito adolescente e como era o primeiro desenho, ele serve muito mais para a gente começar a praticar o personagem, começar a explorar as possibilidades. Esse desenho foi apresentado para a equipe e muitos feedbacks vieram. Isso também é algo muito importante, a gente acaba se apegando aos desenhos e se a gente não ouve criticas dentro de poucas horas que criamos os primeiros traços vai ficando mais difícil para se desapegar! Então obrigado a todos que desceram a lenha nos personagens!
Assim que eu dei início ao processo de criação dos personagens, o André Forni acabou assumindo a parte inicial da direção de arte, e isso fez com que trabalhassemos muito junto no universo Kauan.
Depois dos feedbacks eu começei a seguir mais a linha infantil e retro.
Aqui o Kauan nasceu. Apesar do facial ter ficado totalmente diferente, o estilo geometrico ficou muito mais evidente. Reparem nos braços e pernas e corpo, seguindo linhas bem organicas e sem muita informação. A questão de abrir os volumes nos punhos, pelvis e tornozelos ajuda muito a dar a sensação de peso e volume sem a necessidade de detalhamento.
Aqui o personagem foi realmente mais direcionado para o facial. Apesar disso ainda estava faltando appeal no rosto dele, ele ainda precisava avançar mais e ficar mais chamativo, mais agradável. Mas o legal é ver como o shape da cabeça também evoluiu para uma forma muito mais geométrica.
O detalhe dos cabelinhos na parte de trás veio do Hederson! Boa garoto!!
Neste daqui realmente chegamos muito mais perto do que queriamos, mas diferentemente do anterior, este aqui passou um pouco do ponto, ficando com as feições um pouco exageradas e perdeu o apelo.
Mais alguns estudos foram necessários até polir o personagem e chegar num resultado coeso e com forte appeal
Arrumadas as proporções, esse foi o desenho do Model que fechou o personagem. O rosto bem geométrico, os olhos dando espaço para as sobrancelhas, o nariz bem menor, os dentes da frente maiores para dar uma sensação de sapeca. Os cabelos divididos de maneira a evitar a simetria, o corpo também foi polido, sendo adicionado volumes para os ombros e foi dado aos braços a sensação de onda. Essa foi uma decisão difícil para o 3D porque para girar o punho com esse tamanho de volume o cara do TD teria ( e teve mesmo!) que penar para chegar nesse resultado. Valeu Rafael Vitoratti!
E aqui estão alguns estudos para que o pessoal de rig pudesse saber até onde o personagem iria com as expressões e também como maneira de estudar mais ainda o personagem e poder vê-lo em outras situações.
Logo mais eu posto o concept da Iara!!!
Abraços,
2 comentários:
Ah, eu me lembro desses desenhos !!!
Good times
Foi demais participar deste projeto, muito legal, parabéns a todos os envolvidos!
Postar um comentário