quinta-feira, 7 de maio de 2009

Animando de cabo a rabo parte 4 - POLISH


Chegamos ao fim dessa animação na parte mais delicada de todas da animação, o POLISH! Nesse ponto, sua grande animação pode se tranformar num grande fracasso, porque se os intervalos não estiverem certinhos, com todos os arcos funcionando, a animação não fica suave e o espectador percebe um leve tranquinho entre as passagens de frames. Isso acontece quando os intervalos não estão colocados nos seus devidos lugares. Aqui eu entro com uma resposta para a pergunta do Lucas Eric acerca da minha animação estar em linear ou spline; Em nenhum dos dois Lucas, eu sempre animo em Stepped, como se cada pose fosse uma folha de papel e eu pudesse ver se a animação somente pelas poses que eu criei e não poses intercaladas pelo pior animador do mundo, o computador! É muito importante para mim poder visualizar somente o meu progresso!
Eu sou um animador que não gosta muito do  graph editor, isso significa que eu prefiro ir frame a frame,  arrumando cada arco manualmente do que ter que ficar brigando com as curvas, eu acho essa uma maneira mais intuitiva do que ficar olhando para um bando de curvas, mas ao mesmo tempo eu conheço muitos animadores que se entendem muito bem com o graph editor então eu acho que cada um tem que escolher qual a melhor maneira de polir a cena. Porque no fim das contas ninguém vai se importar se você animou frame a frame ou se usou o graph editor, mas sim com o resultado final! 
Falando mais um pouco a respeito do polish da minha cena, eu fiquei assistindo repetidas vezes, checando cada arco para ver se o spacing estava funcionando, uma coisa muitissimo importante de se fazer é focar a visão; ou seja, focar em um unico  ponto e assistir rapetidamente até você sentir nauseas ou até você conseguir treinar seus olhos para sentir os 24 frames por segundo! Parece meio maluquiçe mas o  seu olho quem que conseguir visualizar a mais leve alteração no arco do cotovelo, por exemplo, ou ver se está acontecendo alguma aceleração súbita ou ao contrário,  uma desaceleração sem muito sentido! 
Isso é muito importante para que a gente consiga  produzir uma animação smooth, suave, sem tranquinhos! 
Então  treine seus olhos, foque sua visão em  pontos da animação, preste atenção nos arcos e no timing! 
Espero que tenha ajudado um pouco, e logo logo eu posto mais um "animando de cabo a rabo"
Um abraço e qualquer dúvida eu respondo!

11 comentários:

Cristian Andrade disse...

Muito bom Bruno!
Valeu por compartilhar com a gente seu workflow. Estou acompanhando e esperando por mais!
Abs

ps: só uma pergunta, vc começou primeiro como animador 2d ou 3d?

Cartuman disse...

Genial, Bruno!

Vi na sua Reel que misturou 2d com 3d. Qual foi o processo para conseguir esta composição?

Rene Singer disse...

Poxa!
Muito legal essa sua explicação. Eu desconhecia vários pontos abordados e gostei muito do post.Espero ver mais e muito sucesso Bruno!
Parabéns!

Lucas Eric disse...

Nossa cara, qdo vi o meu nome no post quase caí pra trás!!!kkk...
Aew Bruno, vlw pela dica rapaz. Vou aguardar por mais posts do gênero. Espero ver dicas sobre lip sync também! Abraço cara

Leocartunista disse...

muito obrigado por compartilhar Bruno. Parabéns pela iniciativa. Abraços!!!!

Lucas Eric disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Eric disse...

Bom Bruno, sou novato na área da animação, então vc poderia explicar como se anima em Stepped? Eu uso o XSI, como eu faria para animar em Steppes ultilizando este software? Se me esclarecer estas duvidas eu agradecerei!Flw cara

Guilherme Gubert disse...

Stepped é o Constant no XSI, onde o computador não cria nenhum inbetween, pra usar esse modo eu seleciono todos os controladores, aperto 0 que abre o editor de curvas, e na aba Curve tu muda pra Constant.

Acho que é isso ai!

Lucas Eric disse...

Vlw aew guilherme pela info. Testei aki jah em uma animação, mas para dar o polish deste jeito, eu tnho q ir dando key frames, frame a frame msmo neh?!Pq a animação fik soh em block(parece)
Flws

Guilherme Gubert disse...

Esse modo de Stepped a galera usa no começo, pq geralmente você vai colocando as poses que vc acha mais importante da cena, e vai adicionando cada vez mais,pq ai tu controla a sua cena e não o programa, então é bom fazer um block em Stepped, qto mais poses e breakdowns vc fizer nessa etapa melhor, é ai tb que tu ja arruma o seu timming, dps tu só muda pra as curvas pra Spline e arruma os inbetweens toscos que o programa fez.

Lucas Eric disse...

Bom, o que é polish precisamente? Tipo, é a hora em que deletamos alguns frames que deixam a animação meio que presa?Arrumamos as curvas? Tudo isso e mais um pouco?!?!?!
Flws