quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Disney QUASE fez Where the Wild Things Are
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Animando em Straight Ahead_final
E a versão final de animação
E a final de Render
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Animando em Straight Ahead_parte 02
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Animando em Straight Ahead_parte 01
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Apostila de animação!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Bob Esponja em 3D!
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Em tempos de vestidos curtos
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
"A Terra a Gastar"
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Mais Lutas!!!
Seguinte, aqui vai mais um vídeo de como o Lutas, animação brasileira, está sendo produzido!!!!!
Em breve terei muito mais novidades para todos!!!!
Um abraço,
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Family Guy em estilo Disney!!!
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Graph Editor e Time Chart
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Video Corrigido!
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Abertura alternativa do Tarzan
terça-feira, 18 de agosto de 2009
A importancia de um planejamento!
PYROCAST!!!!
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Cenas cortadas que NUNCA deveriam ter sido!
Oi Pessoal, esse post é muito triste aahahah, eu estava procurando algum video legal para comentar aqui e acabei me deparando com essa joia rara. Essa é uma sequencia do Filme Lilo e Stitch, que infelizmente foi cortada. A sequencia ainda está somente no animatic, porém ela tem uma bagagem emocional incrivel, seria pra mim, uma das melhores sequencias do filme. Porém as vezes, decisões são tomadas e coisas de qualidade são deixadas de lado, para "amenizar" o filme ou deixá-lo menos pesado. Porém fazendo isso estão deixando o desenho mais superficial. Assistam e me digam se essa sequencia não daria muito mais coração ao filme!
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Hora de acordar!!!!
Putz grila!
terça-feira, 11 de agosto de 2009
To de volta!
Desculpe-me a demora em postar alguma coisa aqui! Faz um tempão, mas é que eu estava em LUA DE MEL!!! Agora que eu voltei, vou colocar um curta feito ano passado que eu gostei muito. A animação dele é bem simples, tendendo bastante ao anime, e o legal disso é que a gente pode observar a quantidade de boas poses muito marcadas, isso é a chave para se ter uma boa animação! As vezes uma boa pose não precisa nem de animação, ela já passa toda a carga emotiva!
terça-feira, 21 de julho de 2009
Processo de Pensamento
Oi Galera,
sábado, 18 de julho de 2009
Simplicidade faz a magica!
Esse vídeo quem me mostrou foi um grande amigo, Thiago Luporini, boa dica cara! Valeu
domingo, 12 de julho de 2009
O LONGA "LUTAS"
sábado, 11 de julho de 2009
Dicas do mercado de animação
quarta-feira, 1 de julho de 2009
FRIENDS FOREVER TRAILER!!!!
Que legal galera!
Esse é o primeiro trailer do Friends Forever! Um longa alemão no qual eu tive a oportunidade de ser senior animator. Tem uma cena minha ae no trailer, na qual ele pega a ave pelo pescoço e transforma o bico em balão!
Estou muito ansioso para ver esse filme!
Espero que gostem!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Onfire e os PYROMANIACOS!
www.blog.onfire.com.br
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Brendan com sabor brasileiro!
Essa animação tá causando um rebuliço entre os animadores, é um novo filme Irlandês que apresenta uma outra maneira de se enxergar a animação 2D, reparem nas linhas, todas tangenciadas e fluidas, como as formas desaparecem entre o emaranhado de linhas que se cruzam sem criar profundidade! Esse filme é maravilhoso e eu pude fazer parte dele! Foi uma experiência fantástica poder ter sido lead clean-up do personagem Aidan, o velho cabeludo gente boa! Eu era responsável por pegar as poses do animador e retrabalhar o personagem até ele ficar com a cara do filme, passando a animação para um assistente fazer a intervalação. Super complexo e delicado processo, que me levava a ficar mais de 1 hora por desenho! Mas tudo vale a pena quando a produção resulta num efeito maravilhoso desses!
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Dinos!
ON FIRE!!!!
Depois de muito trabalho nos bastidores e muita espera para todos, o site chegou trazendo todas as informacoes necessarias para que todos possam saber do que se trata a ON FIRE!
Esperamos que todos tenham suas duvidas respondidas, se divirtam no site, quem tiver qualquer duvida mande emails que responderemos o mais rapido e respondam o questionario!
Vamos fazer do Brasil um grande polo de animadores!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
Segunda é hora de por FOGO!
Até lá!
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Esquilinha grudenta
quinta-feira, 4 de junho de 2009
BEATLES ROCKS!
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Animando com Muppets
On Fire vindo ae!
Primeiro, gostaria de me desculpar pela falta de post e pela falta de informação sobre a On Fire. Gostaria de explicar o porque de tudo isso estar acontecendo.
Quando lançamos nosso primeiro teaser, ja tinhamos uma trilha traçada, já estavamos com site pronto e com todo o planejamento engatilhado, em coisa de duas semanas estaria tudo online. Mas o teaser nos abriu outras portas, recebemos a proposta de uma parceria que nos fez parar um pouco o processo para analisar tudo.
Essa semana tivemos uma reunião que definiu como tudo vai acontecer, fechamos a parceria. Foi um turbilhão de reuniões, planejamentos e alterações, mas chegamos em um nível que estamos muito felizes, estamos com projetos muito legais agora em mãos e acreditamos que tudo o que vai acontecer daqui para frente vai ser muito mais efetivo do que seria no começo.
Infelizmente, por conta dessa parceria nós vamos tardar um pouco mais as informações. Nossa vontade é liberar as informações semana que vem, mas talvez demore um pouco mais. Espero que vocês entendam a situação. Não queremos fazer um esquema comum, queremos começar já com o ideal que sempre sonhamos e isso leva um tempo, ainda mais com tantas mudanças.
Se alguém está esperando essas informações para tomar decisões, por favor me mande e-mails ou me adicione no MSN e tentarei ao máximo ajuda-lo a definir o que fazer.
Desculpe-nos a demora e a falta de comunicação é que é difícil falar de algo que estava em constante mudanças.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Essa eu deixo pro grande mestre
Bem, essa aula de animação vale mais do que qualquer coisa que já tenham me falado a respeito de animação! Espero que gostem porque se animação se aprendesse por osmose, amanhã todos seriamos genios! Mas como não dá, fica aí mais uma grande fonte de inspiração e mais um tijolo na estrada do desejo de ser grande!
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Emoção é o foco!
Essa fantástica animação vem direto de um dos filmes mais bem animados da história da animação! 101 Dalmatas é uma aula do começo ao fim, eu recomendo que todos assistam ao filme!
Essa pequena sequencia que eu escolhi foi animada por ninguem menos que Ollie Johnston e é muito legal de ser analisada!Vamos lá!
Notem como os personagens têm muito pouco espaço para poder realizar seus movimentos. Isso por sí só já é bastante limitador para se criar uma animação, mas como ele resolveu esse pepino? Ele usou poses muito fortes e expressões faciais muito marcadas para que a emoção sobressaisse e fosse valorizada nas cenas. Notem que os personagens se movem de forma a acentuar a emoção, cada movimento é baseado não em acomodação ou mudança de peso, mas sim na emoção! Quando Pongo começa a se aproximar dela, por volta do seg 27, notem a beleza da expressão dele em seus olhos, ele tem que confortar ela, mesmo estando preocupado com seus filhotes, reparem que em seus olhos há aquela expressão paternal de força e zelo.
Já no segundo 19 reparem na fechada de olhos que ela dá, indicando a enorme preocupação porém impotente em relação ao futuro dos filhotes, é incrivel que com tão poucas poses e mudanças de expressão, o personagem possa passar tanta vivacidade e emoção.
Animação não é mexer o personagem de um lado para o outro. Muitos animadores, no desejo de mostrar que sabem animar, colocam em seus reels muitas cenas de ação, de personagens pulando para todos os lados, quando na verdade, uma belissima cena e emoção acentuam muito mais as qualidades do animador!
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Filme Estranho Animação Magnífica!
Esse filme é um daqueles que poucos viram ou poucos lembram de terem visto, é o filme mais sombrio da Disney e quase fez com que a Disney fechasse as portas na decada de 80!
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Wall-E é demais!
Wall-e é simplesmente demais! Eu não sei se todos viram essa animaçãozinha do wall-e, mas vale a pena comentar alguns detalhes a respeito dela!
quinta-feira, 14 de maio de 2009
1 conceito é pouco 2 é bom e 3 é melhor ainda!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Por Tráz das 12 Regras
Oi Pessoal!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Direto ao Ponto!
Essa personagem pra mim é a personagem feminina mais marcante na animação e esta sem dúvida é a sequencia mais bem criada para mostrar como se faz uma personagem marcante. Prestem atenção como há uma quantidade fantástica de moving holds, marcadas por excelentes poses. Sempre me perguntam a respeito de como deixar o personagem vivo, aí vai um grande exemplo, percebam que ela "fixa" o corpo em uma posição e utiliza dos braços e cabeças para enfatizar o movimento. ela gasta uma boa quantidade de energia nas expressões faciais fazendo com que todas as atenções fiquem presas no diálogo e na intensidade do que ela quer passar. Como Ollie disse uma vez, (gostaram? Ollie, é que eu sou intimo do Ollie Johnston ahaha!) A Acão Mata o Diálogo! O que ele queria dizer? É que muitas vezes a gente quer passar muita coisa ao mesmo tempo, ou seja, as vezes a gente acha que um diálogo forte tem que ser marcado por poses bem extremas (leia-se bem diferentes umas das outras) quando na verdade a força do diálogo está em passar a carga emocional de forma mais direta possível e mais impactante. Se o o personagem fica se mexendo de um lado para o outro como um biruta de posto de gasolina, a gente acaba perdendo a atenção nos detalhes que realmente contam. Então sempre que estiver planejando uma cena, não existe a necessidade de se mexer de um lado para o outro mas atenha-se no que é importante para tocar o seu espectador, que vem do ingles expectador, que vem de someone who expetcs something ou seja, o espectador é alguém que espera algo; então entregue para ele o melhor e mais direto possivel a emoção da cena. Você, como animador, não precisa florear e fazer todos os princípios de animação para atingir isso! Veja na primeira cena que Collete aparece. Ela mal se mexe, mas já conseguimos sintir, somente com aquele moving hold, que a coisa vai esquentar!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Animando de cabo a rabo parte 4 - POLISH
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Animando de cabo a rabo parte 3 - BREAKDOWN
terça-feira, 5 de maio de 2009
Animando de cabo a rabo parte 2 - EXTREMOS
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Animando de cabo a rabo parte 1 - KEYS
domingo, 3 de maio de 2009
Quem é seu personagem?!
Quando uma cena nova cai na minha mesa eu sempre me pergunto, quem é esse personagem. Claro uma pergunta meio óbvia, mas na verdade temos que ir muito mais além, quando eu me pergunto, eu tento ir atrás de toda e qualquer informação que possa me dar uma luz a respeito de como esse personagem age e qual é o seu background.
Por exemplo quando eu estava animando uma cena para o longa "A Case for Friends" a ser lançado esse ano. eu tinha uma cena em que o personagem principal, Johnny Mouser, estava colocando itens dentro da sua mala, na chuva. Era uma cena triste uma vez que ele tinha sido rejeitado como ator. Quando eu peguei essa cena para animar, eu assisti todo o animatic para ver a evolução do personagem e entender que aquela era uma das cenas mais importantes do filme. Era a cena de um sonho que se acabava. Uma porta que se fechava. Com essas informações e mais as dadas pelo diretor, eu consegui não só animar a cena como aumentá-la em mais de 100%. A cena teria uns 100 frames e no final ficou com quase 300! Essa cena está no meu reel, para vê-la vá até meu site, www.bmonteiro.com
Então lembre-se, antes de sair animando, tente entrar dentro da mente do seu personagem, se ele for de um projeto próprio, tente entender quem ele é, de onde ele veio, ambições, falhas, medos, sonhos, realidade, classe social, ideias, família, crenças, amigos, idade, essa lista não para!
Finalizando, quando se anima um personagem, a gente está animando um ser vivo, lembrem-se disso!
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Chegou o Grupo de Estudos On Fire
Como prometido. Mais informações sobre nosso grupo de estudos! Uhuu! Clique na imagem ou aqui para acessar a página.
Adeus meu amado Avô
há poucas horas atrás um grande homem se foi, para mim, a única pessoa que não tinha clasifficação. Ele não era simplesmente Avô, era quase pai, era amigo, engenheiro de bugigangas, dono do maior número de ferramentas que eu já vi. Como um anjo cuidou de mim quando fiquei no hospital com 3 meses de idade. Como um pai me ensinou a plantar, a colher e que minhoca era bom deixar dentro da terra. Como avô, perdoou todas as minhas travessuras, dormiu comigo no chão da sala. Me ensinou a comer feijoada. Para alguns avô Julio, pra mim, meu vozão...homem que tanto amei nesta vida. Como coincidência do destino me caso no dia de seu aniversário. Um tributo ao homem que marcou a minha vida e que sempre em seus olhos me vi simples, me vi menino. Adeus Vozão amado.
terça-feira, 28 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Cozinhando com Deuses
Esse vídeo é muito bom! Pra quem sempre se pergunta como é o work flow de um estúdio grande, aqui vai a resposta! Muitas pessoas me perguntam se é preciso saber desenhar para animar, é claro que em 2D sim, mas a resposta para o 3D é as vezes dubia. Como a gente pode ver nesse vídeo o animador fez uns testes em 2D primeiro, para visualizar sua cena, testar poses e planejar o timing. Porém são tantas as maneiras de se animar que há alguns animadores que simplesmente animam direto em 3D. Ou seja varia muito a necessidade do 2D. Porém até animadores que são super conceituados com suas técnicas 3D, como o Vitor Navone, usam o 2D como ferramenta para traduzir suas idéias em animação.
Outro detalhe que não pode passar desapercebido é a necessidade de se ter uma visão geral de como o filme vai ficar. Muitas cenas pedem uma atuação muito mais limitada uma vez que a composição final privilegiará a luz do cenário. Por isso é importante o conceito do todo, e não o animador simplesmente o animador sentar na sua mesa e animar cena atras de cena!
Um filme animado não se trata só de animação mas da combinação de cenários, cores, luz e efeitos!
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Ciclos para fazer render!
Olhem com bastante atenção para essa fantástica e cheia de maravilhosos cenários. Vocês conseguem perceber alguma coisa? Como se fosse algum tipo de De ja ví? Não você não está maluco ou sua vida não está dentro da Matrix. Esse filme feito na década de 30, assim como muitíssimos da mesma época usavam um recurso muito útil, que é o Ciclo. O ciclo nesse tipo de animação era muito usado uma vez que mantinha a animação cadenciada, já que era preciso sempre e acima de tudo manter o beat da música. Então a musica guiava a animação e esta por sua vez utilizava seus recursos como forma de interpretar o ritmo da narrativa da canção! Assim você tem uma animação "animada" ou seja os personagens sempre se movendo, marcando o ritmo da canção, economia de animação e quantidades maiores de novas produções, já que esses caras não paravam! A boa lição que ficou dessa técnica é que os animadores, ao longo dos anos, foram aprendendo a fazer animações em ciclos que passassem desapercebidas, uma vez que, se um personagem em ciclo mexe a ponta da orelha a cada 2 segundos, um shot de 10 segundos desse personagem é o bastante para toda a audiencia perceber que se trata de desenhos repetidos! Então para aqueles que querem animar usando ciclos aqui vai uma dica importantíssima! Não chamem a atenção para o ciclo, deixe ele correr naturalmente, sem nenhum tique ou overlap ou movimento secundário, já que qualquer das alternativas acima farão com que os olhos do espectador grudem no ciclo como chiclete gruda em cabelo e todo mundo vai notar que é um ciclo e o que era para ser uma animação para fazer render o tempo se transforma numa repetição tediosa!
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Exemplo de peso!
How to make a baby!
Esse vídeo é muito bunitinho! A Raquel Coelho foi minha mentora no Animation Mentor e ela é uma pessoa super legal, então nada como ajudar a espalhar a felicidade dela! Ela é o marido são animadores! e esse vídeo é bem coisa de animador mesmo! demorou 9 meses pra terminar! ahaha
sábado, 18 de abril de 2009
Qual foi a última vez que você sentiu aquele friozinho?
Essa sequencia aqui vem diretamente da Bela e a Fera e não é somente um espetáculo de animação, é uma aula de anatomia e acima de tudo essa cena mostra que o animador nunca pode parar de aprender, aqui o narrador fala que o Glen Keane foi estudar os grandes artístas do renascimento para tentar buscar neles a fonte para a cena da transformação. São cenas como esta que fazem com que o artísta se supere e se torne um melhor animador. Porque as vezes é facil chegar a um certo nível de animação e estagnar lá porque você atingiu uma zona de conforto em que a maioria das cenas que você produz tem uma qualidade razoavelmente boa para passar, porém o que o artista faz, algumas vezes, é simplesmente reciclar o que ele já sabe, então suas cenas são um retalho de conhecimento com uma boa base, mas no fundo o artista não evolui mais. Então o que eu quero dizer, acho que sai um pouco do contexto mas tudo bem! O que eu quero dizer é que se o Glen Keane, pra mim um dos melhores animadores que já existiu, teve que voltar a estudar, a sentir aquele friozinho na barriga pensando em como criar algo que possivelmente nem ele mesmo sabia como resolver, isso mostra que a gente nunca pode parar de evoluir e buscar o desafio, buscar o friozinho!
O mestre e suas costeletas
Essa cena faz parte da animação O cão e a raposa, um grande clássico da Disney. Eu procurei muito por essa cena, eu tinha prometido mostrar pro pessoal do trabalho mas não achava ela por nada. Essa cena foi feita pelo Glen Keane, supervisionado por ninguem mais que Ollie Johnston, um dos Nine Old Man da Disney. Imagina ter como mentor um cara desses? Bem, não é a toa que essa foi a era de ouro da animação. Mas o interessante é ver como ele manipula o timing entre a raposa, um animal pequeno e leve, contra o timing do urso, enorme e pesado. Vejam os volumes de pele e pelo deslizando enquanto a raposa corre pelo corpo do urso. Notem a intensidade de expressão facial do urso ao ser mordido pela raposa. A antecipação mostrando surpresa e dor antes do urso ficar enfurecido. A mandibula sofrendo um drag ao ser arrastada para traz, bem no final da animação, fazendo uma deformação super importante para passar a sensação de força sem ficar nem um pouco over ou caricato. Enfim, essa cena é demais, dá pra aprender muito vendo frame a frame!
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Quem vê um Pateta pede bis!
Pateta é sempre mágico de se ver!
Refining em 2's! parte4/4
Breakdowns e afins parte3/4
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Refining Animation parte2/4
Bloking animation!! parte1/4
Animação sobre minha mãe
Essa animação aqui tem um teor bem legal! Eu animei basicamente o princípio da minha vida como animador! Trata-se de uma homenagem à aquela entitade fantástica que com certeza ajudou e deu apoio a muitos animadores como eu! Valeu Mãe!