quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dicas de Animação com o Faisca - 004 / Animation Tips with Sparky -004


O que você plantou para 2012?
Eu sei que estamos nos preparando para a virada de ano e sei também que, em todas as viradas de anos, nós prometemos que o ano que entra será diferente, que no ano novo seremos melhores, mais esforçados, correremos atrás dos nossos objetivos. Eu mesmo fazia do fim do ano um momento para prometer um monte de coisas. Infelizmente o ano novo não zera a vida, nem começa de novo. O dia 1 de janeiro nada mais é do que 24 horas depois da meia noite do dia 31 de dezembro.
De maneira nenhuma esse post é para deixar qualquer um para baixo, mas sim para lembrar a todos a necessidade de vigília constante com os rumos que nossa vida toma.
O 2012 de cada um vai ser um resultado do que plantamos nos últimos anos. Então o que colheremos nada mais é do que o resultado dos nossos esforços acumulados. Não há segredos nem mistérios.
Ser animador exige dedicação e um punhado de horas extras para se desenvolver. Muitas vezes a vida traz surpresas maravilhosas, como um novo emprego ou uma super oportunidade de um freela que pode mudar sua vida. Porém isso nunca vem do nada, não é por acaso. É o resultado acumulado de tudo que fizemos nos últimos anos sendo reconhecido.
Muitas vezes nos pegamos pensando porque as coisas não acontecem, porque acontecem para os outros e não para a gente. Cada um de nós tem seu momento, uma oportunidade que se apresenta e que transforma tudo. Essa oportunidade é do tamanho da sua dedicação empregnada em seu portifólio.
Quanto mais alto for o nível do seu portifólio, melhores são as chances de que essa oportunidade te leve para mais perto do seu sonho, e o contrário também é verdadeiro. Precisamos sempre lembrar daquela velha frase: "-De boas intensões o inferno está cheio." Ela exemplifica de uma maneira muito dinâmica esse período do ano que vivemos.
Prometemos , falamos e pedimos muito. Mas o ano não é feito de 1 dia, mas de 365. E não são as palavras proferidas ou promessas feitas em 1 dia que farão diferença. São os 364 dias restantes de muita ralação, esforço, noites esticadas estudando, produzindo, crescendo e se comprometendo com o seu futuro.
2012 começou a muito tempo atrás. O que será dele para cada um de vocês é resultado do que foi preparado por vocês mesmos nos anos anteriores. Então se vocês querem que 2013 seja um ano incrível, começe hoje, semeie hoje o seu futuro, pois só você pode fazer isso e os frutos podem ser doces ou amargos, você escolhe.
Animação não é uma matéria exata, não é ciência. Ela é a compreensão e a caricaturização da vida em todos os seus detalhes e por menores que poucos enxergam e muitos sentem. Por isso animação é um estudo de uma vida inteira e uma vida inteira é feita de muitos 365 dias de ralação.
Feliz 2012!
Um abraço,

Hi there folks!
I would like to start making a question to all of you.
What did you seed for 2012?
This is a time in year that everyone is preparing to new year's day and I know that this is a meaningful time of the year that we make promises, saying that next year everything will be different, we ll be better people, work harder, study better and we ll chase our goals like never before. But life don't care that much for the new year's day. January first is nothing but 24 hours after December 31. There's no magic in it. Nothing that makes our past disappear and a new "us" born. We will be the same person we were.
It means that to have a great 2012, and hope for big changes in life, business and personal issues we had had done it during the past years. A year wont bring nothing new unless we create the conditions for it.
Be an animator means a life time job. So we need to dedicate time and effort to become even more skilled than we are today and this can only happen if we start today. but the thing is, starting today wont reflect tomorrow, but in a medium term future. Maybe a couple of years ahead.
I know it sounds hard sometimes and giving up or just go with the flow seems not that bad after all and probably its what we've done the last years, and that's the answer why we are not where we wanted to be today.
Opportunities wont just jump over your leap. You must create the ways to build up a portfolio capable to prove you can have the job. Your portfolio is a mirror of yourself, no lies, no excuses. It represents the best of what you can do and most of all, how much effort you injected into your career.
So if your efforts during the year weren't that much, you can have possibilities to work into some places but if you want your dream job you need to put your heart and soul into it and make it happen.
And the funny thing is that it wont happen in January first. But in the other 364 days of the year.
So don't waste time promising, keep in your heart the flame and chase your dreams so you can have a great 2013!
Happy 2012!!
Cheers,

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dicas de Animação com o Faisca - 003 / Animation Tips with Sparky -003


Fala galera!!
Está saindo mais uma dica do Faisca!
Desse vez eu queria falar sobre :
- "Mire na Lua, se errar, pelo menos estará entre as estrelas".
E para começar a falar sobre isso quero dizer que a vida não é fácil, não termina bem (no final todo mundo morre mesmo) e que o que importa mesmo é o caminho. Bom, todo mundo já ouviu isso antes certo mas realmente entender isso significa olhar para a vida com um pouco mais de coragem e determinação. Escolhemos uma das áreas mais difíceis e complexas de se trabalhar e por isso devemos pagar um preço. E esse preço é cobrado com suor e algo mais. Mas o que esse algo mais significa? O que ele trás para a nossa vida? Esse algo mais é a sua determinação de, mesmo depois de trabalhar o dia todo, você ainda chega em casa e vai animar por conta própria, vai estudar, vai evoluir. Esse algo mais é a chama da coragem, é o combustível da determinação. Na nossa área, se você trabalhar 12 horas por dia, ralando, e fazendo o que os jobs necessitam, você vai se transformar em item supérfluo em alguns anos. Isso porque escolhemos viver uma profissão que não aceita acomodados, que põe de lado aqueles que fazem só o necessário.
Uma vez, quando eu estava dando meus passos para aprender animação, eu entrei em contato com a VanArts no Canadá, e estava super empolgado com a possibilidade de estudar lá, morar em outro país e tudo mais. Tinha ainda 18 anos então o mundo era o limite. E eu me lembro muito bem quando, conversando com o rapaz da admissão de lá, ele me disse uma frase que me marcou muito e só depois de muitos anos eu fui começando a entender melhor. A frase é a seguinte; - Aim to the moon, if you miss at least you ll be among the stars. Ou seja, Mire na lua, se você errar, pelo menos estará entre as estrelas. E com essa frase gravada a fogo no meu coração (putz parece música sertaneja né?!) eu continuei sempre buscando tornar o meu sonho realidade. E o engraçado é que a vida não liga muito para seus sonhos, ela corre num leito muito maior do que qualquer um de nós, e eu caí várias vezes, e mesmo assim não desisti de direcionar meu canhão para a lua. E durante muitos fui ajustando a mira. Esse ajuste sempre foi o estudo. Durante toda a minha vida como animador, e eu sei que muitos animadores também passam por isso, eu nunca parei de estudar. Antes de continuarmos, precisamos abrir um parenteses enorme aqui e é aqui que a coisa pega de verdade. Estudar de verdade não é produzir algo que você consegue realizar. Se você anima no seu tempo livre da mesma maneira que você anima no trabalho, é melhor ir jogar WOW ou alguma coisa parecida porque você não está evoluindo. Estudo requer dedicação, buscar algo novo, algo que você não sabe fazer, estudar técnicas, refazer zilhões de vezes o mesmo movimento até achar uma maneira mais interessante e criativa de resolver a cena. Estudar não é produzir uma montanha de frames de cena, é se dedicar durante meses à uma cena só, tentando tirar dela o máximo, polir o máximo, alterar o máximo, dissecar até você não conseguir achar nenhum erro. Aí você estudou mesmo, e pode ter certeza, que daqui a 1 ano, você vai olhar essa cena de novo e achar problemas MAS naquele momento da produção, você foi além da sua capacidade e se superou. Aí você evolui. Como um cientista, que está no laboratório em busca de respostas para questões que ainda não as tem, ele procura ver com novos olhos, testa metodologias em busca da solução. Esse é o real estudo e não simplesmente praticar animação. Animação é  a soma da prática com a técnica, só que sem a técnica você pode animar 10 mil minutos de animação mediana.
Então quando pensamos grande, pensamos em ser um super animador, temos que ter isso na cabeça, que para chegar lá, precisamos investir tempo e dedicação. Nós animadores nunca podemos apertar o botão do automático e sair produzindo um monte de coisa que é mais do mesmo. Esse é o maior dos erros.
Mas isso também não garante que você um dia vai trabalhar na Pixar, mas isso garante a você a satisfação de ter feito o seu melhor, de ter se desafiado e evoluído acima das suas expectativas e por isso, você vai estar em algum lugar legal!

Hey there Folks!
This time I would like to talk about expectations versus reality. So for the kick off, its important to remember a thing or two about life. Its not easy, in the end every single person you cherish and yourself will die but the best of it is what you do waiting the bitter end. Well, many Indie songs talk about it these days but absorb it into life is add courage and determination into it. And it brings us to the theme of this Sparky Tip.
Aim to the moon! We as animators chose one of the most difficult and challenging areas off all. If you go to work, spend 10-12 hours working everyday and go home and rest and then go back to work the next day, week, year, pretty soon you ll be outdated. (sure we have some exceptions for example companies that invest into their employees and pay courses and such.) We cannot forget that animation is art and as it is, it needs to be challenged, to be tamed and be free to change. This phrase says "Aim to the Moon, if you miss at least you ll be along the stars".
For me it means that we need to create the environment for ourselves to flourish and to prevail even when it seems impossible. Life always brings new challenges,  a new date, babies, deaths, healthy issues, overtime work and we kinda set aside our dreams and start to look at it as we were looking to a beautiful photo from a distant shore.
So what we need to do to make that shore our private beach? the answer is to always study. But hear me when I say that 99% of people cant see crystal clear what means study for real.
Study is challenge, is overcoming things that you dont know how to solve, is to put aside tiredness and laziness. Study is to focus much more in quality then quantity. After finishing a shot, look at it and compare with a Top studio shot and figure out if your shot have the same qualities. If dont, redo it. From zero. Study is not meant to create demoreels, but demoreels are born from study. Many people try to do a lot of shots the same way they would do it as if they were animating at work and thats another non study time, because as scientists we need to try to find answers while we are studding, but if you already know the answer, it loses entirely the meaning of doing so. So take heed of this. You need to dive deeper than ever, everytime you sit down and plan to study. You need to challenge your ways to do things, your beliefs and others too. Tear down the mistisism of animation and try to understand whats behind. By doing that you will understand the meaning of this quote "Aim to the moon, if you miss at least you ll be among the stars".
Cheers,

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Rockettes Reel FX cena 02

Fala Galera!
Essa foi a outra cena que eu fiz para a ReelFX, essa cena faz parte de uma cena maior, o shot todo tinha mais de 1 minuto de duração, com zilhões de personagens animados. Era um trabalho tão massivo que eles dividiram a cena em 6 partes e deram para vários animadores diferentes. A minha parte foi fazer esses 6 humbugs arremessando luzes de natal contra as dançarinas no palco.
A grande dificuldade dessa cena foi fazer 6 vezes o mesmo movimento. Como os personagens desciam continuamente e executavam o mesmo movimento, eu tive que rebolar para trazer diferentes maneiras de se realizar a ação. O mais importante nesse shot, por ser tão longo, era evitar a monotinia. Então eu precisei fazer um planejamento de como executar cada um. O primeiro passo foi realmente pensar em personalidades diferentes para cada um. Nesse caso, eram todos do mal, então eu tive que pensar em níveis de caras sacanas! O primeiro arremessa e fica olhando para trás, para ver a quantidade de estrago que ele fez. Já o segundo vem é o Joselito que não sabe brincar! Vem com as duas mãos, ergue acima da cabeça para arremessar a bomba.
O terceiro vem com ela como se fosse uma bomba de avião torpedeiro, com a bomba segurada embaixo do corpo, ele arremessa para frente, para que ele possa apreciar seu bem sucedido ataque. O quarto vem com raiva, antecipa bastante o arremesso em cima da cabeça, como se mirando em quem vai jogar. O quinto é um do que eu mais gosto, ele é sádico, lança a bomba para cima e fica olhando ela cair, assim que ela explode ele sai fazendo uma curvinha como se dissesse trabalho feito. O sexto era o mais importante para mim, porque depois da algazarra de todos eles passando, o último iria ficar com a camera só para ele, então decidi fazer uma graça com ele. Como esses personagens estariam em esterioscópico, o público estaria colados neles, então o último eu fiz se conectando com a audiência. Ele olha para a camera e mostra a lingua com as mãos na cara, como se debochasse do público.
Foi uma cena bem dífícil de fazer pois 6 personagens em 10 segundos de cena dão 1 minuto de animação então foi bem puxado. Mas o legal foi poder fazer o mesmo movimento várias vezes.
Eu sempre falo para os meus alunos da importância de se planejar para tirar da frente as idéias genéricas e se apegar a novas possibilidades de gerir a cena. Nesse exemplo eu realmente tive que quebrar a cabeça, e o pessoal ficou muito feliz com o resultado e eu também!
Espero que gostem!!
Abraços,

Hey there guys,
Here is a second shot I did for ReelFX project, Rockettes.
This shot really brought me some real challenges. This shot you guys are seeing is not a complete shot. Its just a fraction of a massive shot that was split in 6 parts so animators could get it done in time. So my share was to take 6 humbugs and make them dive and attack. The thing is, how to make six times the same movement and not make it look robotic or too coordinate that it seems to be only one character doing it. Well, the first thing i did was plan out the personas, how this characters would differ between them. So I planned them to be evil and tricksters and funny at the same time. So the first guy I planned to be a guy that really want to blow things up, so he throws the bomb with force and determination. The second guy couldn't be contained, so he's like raging, putts up the bomb over the head and uses both hands to do the most damage he could do. The third guy comes like an airplane, with the bomb under his body, he tosses it in front of him. The forth guy is sort of a break into the mess of movements, he comes holding the bomb over his head, with determination and cruel feeling. the fifth guy is the funniest. He throws the bomb upwards and he wait it to hit the ground to leave the shot. Its a bit like cat playing with a mouse. Instead of finishing off he plays with the dancers below. And the last guys was the most important one. Because he will have the whole stage only for him and the audience ll be lead to look at him only. So i planned to make with him the connection with the audience. After he throws, he looks at the public (that are wearing 3D glasses) and puts the tongue out and makes fun with the public. That was for me, a way to finish the bomb attack with character and not just doing what they were meant to do. Thats always important to remember. You can always at some spicy and flavor to the shot.
Hope you guys like it!
Cheers,

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cena da ReelFX - Ice Monster

Fala galera!!
Finalmente liberaram a divulgação das minhas cenas do projeto que eu fiz para a ReelFX!!!
Essa cena foi especialmente difícil de fazer por ser uma cena de body mechanics de corpo inteiro durante quase 40 segundos!
Eu sempre comento com meus alunos que o timing é um dos conceitos mais importantes e difíceis de se dominar. Aparentemente quando estudamos bouncing ball, não damos muita importância para o que está acontecendo com a bolinha, mas o estudo de timing e spacing da bouncing ball é que vai dar fundamentos sólidos para conseguirmos realizar cenas mais complicadas como essa aqui! Como o personagem tem muitos metros de altura, o timing tem que ser pensado para passar peso e força. É aí que entra os conceitos de timing e spacing. Quanto mais eu seguro o personagem no up e no down eu dou a ele a sensação de peso, segurando mais o down eu mostro que o personagem é muito pesado e não consegue sair do chão tão rápido. Assim que ele ganha energia suficiente para subir, como ele é super forte, ele sobe rápido. Como uma bouncing ball, ele precisa perder a energia que ganhou na subida para só depois cair. É aí que eu mantenho ele mais tempo em cima. Então com essa simples observação de boucing ball a gente consegue transportar isso para um personagem mais complexo!
Espero que gostem!
Abraços,

Hey there folks!
ReelFX let me publish some shots I worked as animator at Rockettes project. It was a super fun and at the same time super ultra hard to do! Take this shot for example. Its almost 40 seconds full body mechanics chacarter!! Everytime I face some real challenges like this one, I often run back to the basic foundations to find the points that are important to create the feeling Im locking for. In this case, this is a huge massive Ice monster and for that matter, I went back to the boucing ball concept that we most of times ignore it as a super noob exercise but the truth is. Boucing balls are one of the most important exercise you ll ever do! I always tell my students that if you understant timing and spacing, you have it all. And whats the best exercise to improve your feelings about it? Boucing ball! So if you think the hips as a bouncing ball you ll see that there is so much eases in and out as the character reaches the up and the down points. By doing so, I create the feeling that he needs to create massive energy to go up and as he unleashes this energy, he speeds up and waste all the energy at the top. Then he gains speed again and takes a lot of time to absorb the energy he gained at falling down (its the gravity plus his body mass).
So again, its all about timing, spacing AND energy!
Cheers,

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Podcast OnFire - Dave Vallone - parte 2


Dowload: OnFire_Dave_Vallone_part2.mp3


Fala galera!
É com muito prazer que eu trago para vocês a segunda parte do podcast com o supervisor de animação da ReelFX, Dave Vallone, esse foi um papo super interessante sobre animação, sobre como chegar lá. Como eles lidam com os demoreels que as pessoas mandam para a ReelFX, enfim muitas coisas interessantes.
Mais uma vez gostaria de dizer que me dá um orgulho tremendo poder trazer esse tipo de informação para o Brasil.
Fiquem ligados que novos PodCasts virão!
Abraços,

Hey there folks!
Its with great pleasure that I bring the second part of the OnFire Podcast with Dave Vallone, animator supervisor at ReelFX. In this second part we are going to talk a lot about how they, at ReelFX deals with the reels they recieve evertyday, what they are looking and we ll talk about riggs, and many many other cool stuff!
I hope you guys enjoy!
Cheers,

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Beleza em frames / Some kind of beauty

Fala Galera!
Esse vídeo me foi passado por Ole Goethe, da Gloomshade. Fazia algum tempo que eu não via um curta tão artisticamente tocante, belo e com uma direção de arte tão incrivel. A escolha do artista em retratar os movimentos em forma de ilustração animada foi um grande toque para o que se pretendia passar com o curta. Enfim, achei que a delicadeza e sutileza das imagens falam mais!
Abraços,

Hey there folks!
This short was presented to me by Gloomshade's Ole Goethe. I found it so delicate and sensitive, with a refreshing feeling on how to evoque a message. I found it very hard now a days, in this big ocean of shorts that are all over the place, find something with such great taste for art direction, feeling, slow timing and calm but carry feeling. I hope you guys enjoy it!
Cheers,

terça-feira, 8 de novembro de 2011

OnFire Podcast Dave Vallone parte 1

Fala galera!!!
É com muito orgulho que trago a vocês a primeira parte do podcast com o supervisor de animação da ReelFX Dave Vallone. Esse podcast está recheado de boas informações e de inspiração. Uma das coisas legais foi que  algumas perguntas foram feitas pelos alunos da OnFire, assim eu tive uma possibilidade de dar voz as perguntas mais recorrentes para quem sonha em trabalhar para fora!
Espero que curtam!

Hey there folks!
Im so proud to bring to you guys the first part of the podcast I did with ReelFX animator supervisor Dave Vallone. It was a tremendous honor for me to be able to talk to him. I hope you guys enjoy it!
Cheers,

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

No Forno, PodCast OnFire Dave Vallone!!


Fala Galera!!
O novo PodCast OnFire está chegando!!!
E dessa vez não é ninguém menos do que Dave Vallone, supervisor de animação da ReelFX, responsável pela avaliação dos portifólios recebidos lá, animador de projetos incríveis.
Ele foi super bacana em ceder seu tempo, mesmo estando corrido para dar uma aula na Animation Mentor. Falamos um pouco mais do que uma hora e eu tive a chance de perguntar muitas coisas a respeito dos animadores brasileiros, de como é o processo de seleção, o que eles buscam numa reel, enfim muita mas muita informação legal!
Infelizmente, por enquanto, o podcast não terá tradução para português mas assim que eu conseguir um tempo (isso vai demandar muuuito tempo) eu faço a tradução!
Aguardem que logo logo estará aqui!
vocês podem conhecer um pouco mais de Dave Valone  clicando aqui!

Hey there Folks!
Im proud to anounce that the next OnFire PodCast brings Dave Vallone to the stage!
We had a great chat about animation, his experience, the way he sees animation, we talked about brinnging up a 2D character into a 3D world, his time at ReelFX, rigging and much much more!
So stay tunned! Pretty soon the podcast will be ready to go!
You can see much more info about him, just click here!
Cheers,

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Do coração! / from the Heart

Fala galera!
Esse curta é simplesmente visceral!! Não achei outra palavra que pudesse definí-lo melhor! A gente vai assistindo e vai sentindo o personagem, vai entrando no mundo dele e de repente, estamos também pulsando. Eu pelo menos não fiquei impassível diante desse curta. Muitas vezes assistimos curtas ou mesmo longas tão maravilhosamente produzidos mas que ao seu final, não despertam nada além de um comentário "ah, legal". Já esse aqui conseguiu mexer comigo de uma maneira bem interessante.
Nós que fazemos arte, somos muito mais susceptíveis ao não contentamento com o status quo, ou seja, queremos mais do que o mundo nos oferece. Nos perguntamos sempre se isso ou aquilo poderia ser diferente. Somos as eternas crianças que perguntam "porque?" ou "e se?".
Foi essa conexão que eu senti com esse curta!
Espero que gostem!
Abraços,

Hey there Folks!
This is such an intense short! I can't describe it in other words than visceral! It really made me think about how we, as artists, aways thinks in different ways to achieve something and we are always curious about new ways to do the "everyday things". I love that the fact the character let his feelings change his situation in such a way that it is so inspiring in days like these we are living.
Its our responsability as artists to think new, to feel the heart and to amaze the world with changes!
Cheers,

domingo, 30 de outubro de 2011

Brasileiros mandando bem! / Brazilian animators rocking!

Fala galera!
É muito bom ver o sucesso de brasileiros lá fora, e é exatamente com esse sentimento de carinho e respeito que dou os parabéns para o pessoal da Blur, e principalmente Leo Santos, por ter feito um trabalho tão bonito visualmente, inspirado num super escritor (Lewis Carroll), enfim tinha tudo para ser um super game porém foi cancelado. Esse vídeo já tem uma certa idade mas não sei se todos já viram, eu não tinha visto e achei que valia a pena compartilhar!



Hey folks,
Im so glad to see this cinematic from Blur, it’s a wonderful company with so many great talents and theres a plus on this video, a Brazilian fellow was the supervisor animator on that! Leo Santos!! It’s so good to see my contrymen facing and winning big challenges!


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicas de Animação com o Faisca - 002 / Animation Tips with Sparky -002

Fala Galera!
Esse post aqui tem a ver com uma coisa muito importante no mundo da animação e da vida em geral.
Não mergulhe na tristeza!


Isso pode parecer até frase de música do Zeca Pagodinho mas a real importância dessa frase é que a nossa vida é cercada de problemas, muitas vezes não temos o que gostaríamos ou outras vezes simplesmente não conseguimos aquele emprego ou não conseguimos sair do lugar. Aí a primeira coisa que acontece dentro da gente é que a chama, a paixão pelo que fazemos vai diminuindo, muitas vezes sem que a gente perceba. E quando percebemos já estamos até o pescoço da tristeza. E isso é um grande problema para nós, animadores porque quando estamos tristes, produzimos menos, buscamos menos possibilidades e acabamos por aceitar qualquer coisa que passa na nossa frente sem dar o valor para quem somos. Quando a gente percebe que a tristeza se instalou é quando a gente abre o Maya, falando que vai animar uma cena pro portfólio mas fica 30 minutos girando o personagem em T pose pela perspectiva. Ou quando ficamos em dúvida de algum áudio para animar e no fim não escolhemos nenhum. O playstation fica cada vez mais convidativo e a animação em si fica cada vez mais distante. Aí a gente começa a culpar o tempo, a namorada, a vida, o cachorro ou qualquer um que passar na frente por estarmos naquela situação quando o que precisamos realmente perceber é que o nosso humor é diretamente proporcional a como você encara a vida. Se você se deixar abater, a vida passa por cima. Eu acho a vida incrível e cheia de oportunidades porque é assim que eu me apresento para ela, mas quem me conhece sabe que eu tive que colocar os dois pés bem fundos na terra pra aguentar situações absurdamente desmotivantes, já fiquei sem emprego, sem casa, mudei de cidade, morei na casa da tia enfim conheço os degraus de cima e de baixo da vida. Porém esse tipo de coisa sempre me foi o impulso para superar, para crescer. Não há crescimento se esforço, sem rompimento, sem dor. A vida não é fácil, mesmo que você tenha nascido muito bem de vida, as dificuldades se apresentam em todos os níveis.
Mas ao final da batalha, você tem que estar pronto pra lutar as próximas que virão, porque a vida é uma aventura que não passa na Sessão da Tarde. Ela pode te machucar feio se você não tiver dentro de si força para levantar do chão. Parafraseando Rocky Balboa, não é quantas vezes a vida te derruba, mas quantas vezes você levanta.
Então cabeça erguida sempre, nunca culpe os outros pela situação em que você está, olhe para si mesmo e perceba o que você plantou a 3 anos atrás está sendo colhido hoje. Escolha bem suas sementes!
Abraços,



Hey there guys,
This post for me means a lot because I really leaved thru and many people that surrounds me too.
And the tip I would like to give is: 
Do NOT let sadness take you down.
This may sound like a stick phrase but it is so true in our life as artists, as animators.
In our lives, many things have a time that may seem odd to us or we can’t see things clear at some point in life or maybe life isn’t returning things we would like to be, maybe we are stuck in a bad job or without job at all. And that’s the key ingredients for a total sadness environment. I won’t say depression because depression is a disease and I believe that we can get real deep sad without been depressed.
Anyway, once you let this feeling hit you, it ll turn your life upside down because we as artists, we need to be focused, to be joyful about what we are doing to pursuit our goals. But when this moment comes and we let it happen we begin to produce even lesser, to be lesser creative, to have worse ideas and to expose ourselves and our thought even less. So we put ourselves into a shelf that will only hurt us more but in that particular moment, it seems a good place to stay. And we start to think that everyone around is the responsible for our bad fortune, that your boss can’t see your qualities, that your work colleagues are avoiding you and things like that. We tend to blame the outsider, the others instead of looking to ourselves and see that the responsible for our ruin is us. Period.
Well, life is not easy and I guess everybody kind of understands it but we need to be prepared to face these bad moments in our own life and overcome.
It’s not easy to do so if you are doing everything right so imagine how harder it is if you are doing bad choices.
Life offered me many possibilities for me to fall, lost job, lost house, went to live with aunt. But I never quit, I’m standing still against the wind (I should credit U2 for this phrase!) It’s pretty important for us to understand that every step we take will echo in the future, bringing a new tone, a new sound to our lives. So it’s our call, what we ll hear when the echo comes back? 
So don’t just wait for life, it has much more things to do then wait for you. Surprise life, extend its possibilities because we can, if we have the guts to not let us fall.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Animação ajudando o mundo / Animation for salvation

Fala galera!
Muitas pessoas consideram animação como uma arte infantil, feita para crianças com temáticas para crianças, mas é sempre importante de lembrar que animação não é infantil, ela pode ser, mas basicamente é só um desdobramento do seu potencial. Animação é uma maneira de contar um história, de se apresentar uma ideia  Vivemos um tempo em que animação virou sinônimo de entretenimento, faça rir mas não faça pensar.
Bem, felizmente o mundo não é pequeno e a animação não é refém de um conceito. Então podemos ver as possibilidades sendo utilizadas, a animação ajudando a pensarmos um mundo melhor.
Talvez a sua ou a minha vida não tenha nada a ver com isso porém somos todos uma única espécie e como tal não podemos fechar os olhos e nos refugiar somente no que nos agrada. Os nossos irmão e irmãs precisam da gente, e muitas vezes basta tomarmos consciência do que acontece para buscarmos um mundo melhor.

Hello there guys!
Sometimes when people say too much the same thing, suddenly it became true. And the thing that many people say is that animation is for kids, made for kids and that its beacon is entertainment. But hey thats a lie! Animation is so huge, so full of possibilities that you can do whatever you want with it, all you need is a story or a fact no matter how happy, creepy, sad, adult, serious, funny or important it is...animation covers it all!
So thats why I want to share this video, it takes us to a place that most of us dont know...its called the reality, not ours but our brother's. And as humans its paramount that we understand what is happening and by that start moving.
Cheers,

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Curta design! / Short design!

Fala Galera!
Dêem uma olhada no visual desse curta! É simplesmente (e realmente é simples) Demais!! A construção da história é fantástica! É uma viagem pelo amadurecimento pessoal e aprendizado com tudo o que há a nossa volta. Achei simples, maravilhoso, contagiantemente (não existe essa palavra eu sei, mas se eu escreví é porque existe agora certo?!) retro, lúdico e um tanto nostálgico. Com certeza as cameras são incríveis, vejam como a evolução da história é levada numa batida ao ritmo do coração e como as escolhas de camera não deixam o filme ficar monótono. Afinal se pensarmos, o briefing das cenas são quase iguais.
Shot 10 -trem passa
shot 11-trem passa
shot 12- trem passa
...
Shot 50- trem passa

Então o legal é perceber que você pode fazer a mesma cena indefinidamente e sempre trazendo algo de inédito. Basta evoluir!

Hey guys!
Check out this new short! Its pure beauty! So simple so elegant and in the same time with a beautiful message about changing and growing and evolving and well, life itself as humans! Besides the awesome cubist stile, the cameras bring so much flavour into this short. Thats the beauty of it, you have like tons of shots briefed like "train passes by" but as a heart beat, that never beats the same, all the shots bring more and more new things and feelings.
Its just crazy beautiful!
Enjoy

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas de Animação com o Faisca - 001 / Animation tips with Sparky - 001 Tips with

Fala Galera!!

Esse é o primeiro de muitos posts com dicas simples de animação e tudo o que for relacionado com animação. O objetivo dessas dicas é ajudar a melhorar um pouco o workflow de vida e de animação das pessoas. Na internet há várias dicas de animação, conceitos e técnicas, mas aqui eu quero abordar alguns pontos diferentes!!
Começamos então com uma dica super importante!

001-FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS!




























Muitos de nós passamos muitas horas em frente ao computador, as vezes chegamos em casa e sentamos na frente do computador para nos divertimos então basicamente estamos 80% do tempo que passamos acordados sentados em uma cadeira. Isso significa que a chance de ficarmos largados, corcundas e pançudos é muito grande! E mais, eu pelo menos quando fico muito tempo no computador acabo ficando um pouco deprimido, sem perceber eu vou ficando mais pra baixo e isso sempre afeta nosso humor e nossa capacidade de produção, por isso é extremamente importante fazermos exercícios físicos (jogar jogo WOW, LOL, RIFT ou qualquer outro jogo não conta!) eu sei que as vezes a gente não tem tempo nem pra comer, dormir ou escovar os dentes, PORÉM é importante organizar a vida para dar tempo para as coisas importantes. Eu quando estava na pauleira do Lutas, dirigindo a animação, fazendo character posing, animando no filme, animando pra fora e dando aula (tudo ao mesmo tempo!) eu fazia natação na hora do almoço e isso me dava um super ânimo. Entrar na água, não pensar em nada além da respiração ou da água entrando no pulmão eram meus únicos problemas ali e eu tenho certeza que isso me ajudou muito a manter a mente no lugar num ritmo tão frenético de vida quanto aquela época. Então galera é hora de malhar!!!
Abraços,


Hey there Folks!
From now on I ll write some tips that are not that focused in animation itself but what surrounds the animation and the animator world.
So the first tip or advise I would share with you guys is:
001 - WORK OUT!

I guess that most of us spend almost the entire day in front of the computer, just sitting there, working doing some networking and then when we arrive at home, guess what?! here we go again at the computer to play, chill out or just chat with friends (clicking like insane in the refresh button at facebook waiting for some recent news!) and I can tell the almost 80% of our awake time we spent like that. That’s the recipe to get lazy, chubby and hunchback!
I lived the experience of exercising myself during crush times at work and it felt so good to my work time. My mind got cleared out, I felt much more alive and full of energy. I started to swim while I was directing the animation of a feature and also doing freelance and giving classes at OnFire so it was like no time at all to do anything but at lunch I was in the pool and nothing was more relaxing then letting my energy drawn, feel my tension flew away at the pool and as I got back to work it was like I was brand new! So, try it yourself
Enjoy the power of exercises!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Erramos a data!! Nova turma Novembro de 2011!!!!

Fala galera!!
Acabei colocando errado a data do curso! A turma nova começa em NOVEMBRO de 2011! A confusão foi por que a turma é chamada de Verão 2012.
Desculpe a nossa falha!
Abraços,

Nova Turma Onfire - Verão 2011/2012

Fala galera!!
Estamos abrindo mais uma turma da OnFire! Para quem ainda não conhece o curso, a grade, os valores, entrem no site www.onfire.com.br Lá há várias informações e respostas sobre o curso.
A nova turma estará começando em novembro 2011 e as aulas ao vivo online serão as quintas feiras as 22:00!
Mas corra que são poucas vagas!
Qualquer dúvida entre em contato através do email: contato@onfire.com.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Simplicidade é mais complexa / Simple complex

Fala galera!
Esse post é para falar um pouco desse curta que tem tudo de bom. Bom gosto, bom ritmo, bom visual enfim, é um ótimo curta!
Reparem nas escolhas de camera, nos enquadramentos, como é importante saber o que dizer a cada shot do filme. A direção escolheu tão bem dar um traço de humanização no bixinho porém mantendo ele em seu próprio mundo. Gosto muito do grafismo do estilo, reparem quando ela monta a pilha de conchas, no próximo plano aberto a pilha se transformou numa forma triangular única, deixando clean o ambiente e evitando que tivesse informação desnecessária na cena. Vejam também no final do curta, a sombra dos personagens como interagem de forma dinâmica mas ao mesmo tempo representadas tão simploriamente. É por isso que animação não é imitar o real mas sim fazer acreditar.

Hey there folks!
This short is a hand full of goodness. Good choices, good acting, good directing, good angles, good style! Well the cool thing about this short is that it talks so much with so little, the director paid so much attention to what is important and left the other things out of sight. Its pretty easy to get lost along style and story, but as we can see, they really knew where they were aiming at and the result is pretty delightful for the eyes and a calm moment during our busy day.
Enjoy!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Adicione cores/Add some colors!

Fala galera!
Esse post aqui é pra falar a importância das cores na composição para se passar ao espectador sensações e emoções sem que haja uma necessidade de muita informação ou explicação. O legal do curta é como ele transita entre as cores para demonstrar o grau de excitação que a vida noturna oferece.

Hey there!
This is a quick post just to share this cool short that shows us the importance of colors to describe and place your audience into the right mood and feeling. Colors can tell so much more and so much faster then other sences.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

No ritmo/ Beats

Fala Galera!
Esse vídeo é muito legal porque apresenta uma característica bem marcante das Merry Melodies, aquelas animações antigas feitas pela Disney.
Animar no ritmo da música é uma coisa bem difícil, mas os artistas envolvidos aqui conseguiram criar ótimas cameras, incríveis transições e usaram uma linguagem extremamente dinâmica porém altamente intendível. Faz com que a música dite o ritmo da animação ao mesmo tempo que a trama do clipe leva a música, ou seja, uma perfeita harmonia entre audio e vídeo!
Espero que gostem!!
Abraços,

Hey there guys!
I found this video extremely interesting cause it reminds me the old Disney's Merry Melodies.
the cool thing here is that the mix of sound and video is so well done that you cant tell which is leading. Its so well done that the rhythm can be felt in every scene not just when the characters are walking on the beats. Thats no cheap, thats a real good combination of music, animation and story!
cheers,

   

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Onde está a animação?

Fala Galera!
Enquanto via esse vídeo, me peguei pensando no que é animação. Neste vídeo, não há personagens animados, não há cenários 3D nem matte paintings, então onde está a animação?
Animação é tudo o que vemos, tudo o que sentimos, cada parte do nosso ser que sente consegue captar e armazenar o essencial para ser animador. O contato com a vida. É dela que tiramos nossas referências,  é dela que o espectador sabe sentir o nosso trabalho. É da vida que aprendemos a ser animadores.
Olhem o que poucos conseguem notar, sintam o que passa como uma brisa para muitos, um bater de asas não é só isso. Nem um sorriso. Estude, aprenda! Viva!!
Abraços,

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PodCast_OnFire - Alan Camilo parte 2


Fala Galera!!!
Aqui está a segunda parte do podcast com o animador Alan Camilo.
Nessa sequência falamos sobre trabalhar no mercado internacional, oportunidades, mercado de animação e outras coisas mais!
Espero que gostem tanto quanto eu gostei de ter feito esse podcast.
Novamente obrigado Alan pelo tempo cedido!
Abraços,

sábado, 27 de agosto de 2011

PodCast_OnFire - Alan Camilo parte 1


PodCast_Onfire_Alan_Camilo_2011_parte_01.rar
Fala Galera!!!

Finalmente consegui terminar o podcast OnFire!
Nesse novo podcast o entrevistado foi o animador Alan Camilo, que já fez trabalhos incríveis de animação tanto no Brasil quanto fora.
Esse podcast foi divido em 2 partes, nessa primeira parte vamos conhecer um pouco mais desse animador, como ele se transformou em animador, como ele chegou lá.
No próximo, bem no próximo eu falo sobre o que é o próximo!
Espero que gostem!
Abraços,

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PodCasts OnFire no forno!

Olá galera!
Mais um PodCast OnFire saindo do forno!!
Dessa vez fiz uma conversa no mano a mano com o talentosíssimo Alan Camilo, animador de longa data que já trabalhou em projetos de longa metragem 2D e atualmente é animador da Seagulls Fly e animador remoto para estúdios fora do Brasil.
A conversa foi divertidíssima, com muitas risadas e muita informação para quem está começando na área.
Aguardem que essa semana já estará aqui.
Abraços,

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Para pensar um pouco / Think about it

Fala Galera!
Achei uma comparação de uma sequencia do filme Furia de Titãs antigo com o novo. A sequencia é do confronto com a Medusa. E enquanto eu via, algo me ocorreu. Entendi porque os filmes mais antigos geralmente são melhores do que as refilmagens. E não é por conta do saudosismo ou porque eu tô ficando velho e defendo coisas do passado! Comparando as duas versões me deparei com dois filmes bem diferentes. O novo tem toda a dinâmica do 3D rolando solto, medusa corre pra lá e pra cá mais loca que cachorro loco! Já no antigo os movimentos meio estranhos de uma animação meio estranha, que vende muito na cara que não é real e beira o tosco hoje em dia. Depois dessas comparações obvias, a gente continua assistindo e percebe que a medusa do filme antigo deixa de parecer tão tosca, enquanto a medusa do filme novo aparece tantas vezes que vai deixando o mistério e o suspense de lado. ARÁ! (não sei escrever essa onomatopéia). SUSPENSE. É isso que me deixa ligado no filme antigo, tudo na penumbra, tudo muito lento, muitas trocas de olhar, expectativa a mil. No novo é tudo ação, movimentos eloquentes, camera correndo pra todo lado e o grande lançe é que sem a tensão, poderiamos colocar um leão, um Dodô, um Elefante, um minotauro, um papai noel que faria o mesmo efeito correndo atrás do mocinho do filme. Agora trabalhar na penumbra, lento, devagar, esperando aquele único golpe ah meu amigo é alí que mora a sacada.
Acho que a maneira de se contar uma história se rendeu aos efeitos especiais, quando na verdade os efeitos deveriam enaltecer a história.
É lógico que é muuuuuito mais legal ver o Kraken novo do que o Krakinho antigo, aí era limitação mesmo. Na cena do Kraken o cinema agradece ao surgimento da animação em 3D.
O cara não deixou o embed liberado então vai o link mesmo!
Abraços,

Hey guys, this is a very curious post, I was wandering at youtube when I saw this comparison between the old and the new Clash of Titan, and I found it very instructive. The coolest thing I noticed here was that even though the effects from the old one seems corny and old fashion there was something there that shows a huge lack at the new one. And the way I see the lack of good prop/monster production made the director and the creative team more sharp with damatic, slower and intense shots. The drama flows real nice and solid in the old version while in the new one its just a piece of action scene. Nothing new, just a monster chasing around the good guy.
No embed guys, sorry
Cheers,

http://www.youtube.com/watch?v=Hg5TZqJvG6M&feature=related 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alguém atire em mim!

Fala Galera!
Estava aqui quando Fernando Jorge me envia uma bomba pelo skype. Ele me mostra um trecho de 2 minutos da nova série dos Looney Tunes. Não aquela 3D bonita do Coyote mas a nova série animada digitalmente em 2D na turma mais louca e subvertida da animação. Imagino que muitas lendas da animação estão se revirando no túmulo agora. Pernalonga tem um carro, uma casa suburbana e é tão sem graça que dá sono. Já Patolino foi assassinado, mataram mesmo, não foi assim uma reestilização, foi um crime brutal de estupro psicológico com o personagem.
segue o link do abuso:
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/08/looney-tunes-retorna-tv-com-mais-cara-de-sitcom-do-que-de-animacao.html
Eu entendo que hoje nada politicamente incorreto passa na tv, principalmente para as crianças, mas estamos matando aspectos importantes da vida infantil, que é não ter tudo direcionado para ela, fazendo com que o mundo seja interessante, diferente e desafiador para ela. Estamos criando um mundo chato, sem graça e sem cor para as crianças de hoje em dia onde os TeleTubies são reis eternos da mediocridade das mentes que querem proteger as crianças e sendo assim iniciaram uma caça as bruxas na animação e a regra hoje é: Não Pode!

  1. Não pode não ser educado
  2. Não pode beijo na boca entre personagens
  3. Não pode armas
  4. Não pode violência
  5. Não pode bebida
  6. Não pode tirar sarro 
  7. Não pode Escraxar 
  8. Não pode Sensualidade
  9. Não pode Subersão 
  10. Não pode ser livre!
Enfim nesse mundo do não pode, nesse universo colorido, nos quais protegemos as crianças das más influências, a cada 10 crianças no Brasil que sofrem abusos sexuais, repito, a cada 10 crianças no nosso Brasil, 4, isso mesmo, 4 sofrem abusos sexuais dentro de casa, pelo próprio pai.
Deixo aqui embaixo os defuntos, os personagens que matamos em pról das nossas crianças e da infância imaculada...












segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Novas turmas OnFire!!!

Olá Galera!!
Estamos abrindo novas turmas para a OnFire! E também estamos lançando o novo site da OnFire.
Lá vocês vão encontrar muitas informações sobre a escola, depoimentos de alunos, enfim, tudo o que você precisa saber sobre a escola.
Clique na Imagem para entrar no site!
Qualquer dúvida é só gritar!'


Abraços,

sábado, 30 de julho de 2011

Animando os Poneis Malditos - Animating the Dammed Poneys

Fala Galera!
Tá uma febre os poneis malditos, tá no TTs mundial do twitter e foi uma experiência bem divertida e cansativa fazer o comercial. Eu animei junto com o talentoso Leo Sindlinger o comercial de tv e fiz o viral de internet.
Gostaria de ter algum desenho ou thumbnail para mostrar como foi o processo de criação da cena porém pra esse projeto eu não fiz planejamento, eu animei o shot em straight ahead, quase em frame a frame já que eu não sabia muito bem para qual caminho estava seguindo, eu fui deixando o ponei me guiar. Esse tipo de coisa parece estranha mas várias vezes a gente está tão dentro do feeling da cena que realmente parece que o personagem é que comanda a gente e não o contrário. O divertido desse método é que a cena é uma supresa até para o animador.
Como eu não tive muito prazo, animei os 25 segundos do viral em 2-3 dias, eu decidi por seguir com o straight ahead por não ter muito certo o que eu queria da cena e eu tinha certeza de que se eu começasse a fazer um blocking em pose to pose sem ter feito um planejamento eu iria criar poses sem graça, seguras e pouco inspiradas, porque eu estaria fazendo o planejamento no próprio 3D, só que o problema disso é que para fazer um thumbnail você gasta 5 segundos, pra fazer uma pose meia boca no 3D você gasta uns 5 minutos no mínimo, então a perda te tempo e a possibilidade de não querer apagar poses por ficar apegado (já que eu gastei um tempo fazendo, porque eu vou descar ela tão brutalmente?) <-- Esse é um pensamento perigoso, nunca se convença de que a pose está boa, se ela realmente for boa, você não vai ter aquela vozinha na cabeça dizendo: - Ah, acho que tá legal. Isso é perigo!! Fique atento!!! hahahah
Outra coisa importante é: Se for animar straight ahead não converse com ninguém, não use o msn e não vá ao banheiro até você ter o shot bem resolvido, senão você vai perder a mão!!!! Literalmente, ela cai...
Então tá ae! Espero que gostem.
Abraços,

Hey guys!
This is an ad here in Brazil that is being hitting the block. Everyone just talks about it and I would like to share some playblasts I`ve done to do the shot. Well, I did not make a planning or even thumbnails, I was so running out of time that I just decided to go straight ahead over the shot and see what wa going to come out! This is a very cool approach to a shot and I did it a feel times in 2D but it was the first time for a 3d job. The cool thing abou it is that you let the character guide you, show you solutions and you can really connect with what you are doing. But for me, while I go straight ahead I just cant allow anything from outside to call my attention because the same way the creative juice hits you it ll go away just like that and you start to mumble through the shot and just end up with similar poses, bad acting and safe action.
Hope you guys enjoy!
Cheers,




sexta-feira, 29 de julho de 2011

Isso sim é contar uma história - Thats how we tell a tale!

Essa animação é incrível. Personagens verdadeiros, emoções verdadeiras. um conto simples que poderia ser encontrado em um bom livro infantil. Tem uma boa mensagem mas sem precisar apelar ou criar grandes coisas. E eu sou apaixonado por personagens que podem fazer aquilo. (não vou estragar!)
Valeu Jorge pela dica!

Hey guys!
Loved this animation, I truly believe in the characters, in the emotions and the story is so well constructed, the cameras, the speed. Its just so good animation juice that I watched many times in a roll!
Enjoy

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais concepts / More concepts

Fala Galera!
Mais alguns concepts que eu fiz, esses eram alguns estudos de personagem para um filme nacional. Porém esses designs foram recusados, entraram pra lista dos renegados, mas eu gostei tanto de fazer esses personagens que resolvi postar aqui!
Durante um tempo fiz um grande estudo de poses e atitudes dessas personagens para poder entender essa relação tão bonita entre mãe e filha, para que eu conseguisse colocar no design elementos visuais mas ajudar a entender se esse design poderia passar o tipo de emoção que estavamos buscando.
Abraços,

Hey guys!
Those are some concepts I did for a feature film but they were rejected. But I kind liked these girls.
Cheers,





sexta-feira, 15 de julho de 2011

Melhor exemplo de squash stretch facial da história - Real Squash Stretch

Fala Galera!
Em animação, estamos sempre atrás de um acting convincente, que realmente passe emoção, consiga expressar de maneira direta e precisa uma emoção. Muitas vezes o ator tem aquela caixinha de poses e expressões que ele compõe e quase nunca sai da zona de conforto dele. Podemos ver isso em muitos filmes, novela nem se fale. Então onde pesquisar boa refência? Coisa autêntica mesmo. Bom esse vídeo é um exemplo de como se pode achar exagero, silhueta, dinâmica, Squash e Stretch, overlap e muito susto na referência real!
Abraços,

Hey Guys!
We as animators are always searching for the real deal in facial expression, be able to convince the audience that an acting is not fake and its so hard to find real good references for expressions than just actors that are pretending the feeling so when we bump into something so real, so deep and so true in real life we can observe the timing, the thought process, everything real, everything in this video!
Enjoy,

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Totalmente DEMAIS!!! Totally COOL!!!

Nossa fazia um tempo que não via uma animação com esse ritmo, com essas câmeras, com um assunto tao urbano e diário. A animação esta ótima, dinâmica e simples. Quem é o bandido e quem é o mocinho vocês escolhem!
Wow! This short ROCKS, its so dynamic, intense, simple and with such cool cameras!! Its a reall hard subject, its in our daily bases all around us and who is the good and who is the bad guys? You choose

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Totalmente NonSense, totalmente engraçado - NonSense but way too cool!

Fala Galera!
Esse é pra relaxar! Divertido, sem sentido, mal animado mas pega, me ví várias vezes falando a fala do personagem pra minha esposa e a gente rachando o bico. Tem coisas que são engraçadas mais porque ativam alguma coisa dentro da gente do que por ser engraçado mesmo. Esse aqui me lembrou um pouco aquelas coisas bizarras do pessoal do Monty Python. Que por sinal é uma ótima mostrar alguns exemplos deles aqui no blog!
Abraços galera!!!

Hey folks!
End of the week so theres nothing better then chill with some video way to bizarre and funny and nonsense as this one. It reminds me a lot of Monty Python`s jokes, thats why I think its funny.
Hope you guys enjoy!
Cheers

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pequenos fatos da vida / Tiny short fact of life

Fala Galera!
Esse curta aqui tem aquela pegada que eu gosto muito. Ele fala sobre pequenas coisas da vida, detalhes da vida comum. Não é aquele curta que o personagem salva o mundo ou aprende algo de extremo valor, é aquele que a gente pode se identificar, ver o nosso dia a dia nele, compreender de forma subconsciente a mensagem.
Espero que gostem!
Abraços,

Hey guys!
This short has the grip that I like so much. Its all about little things you know? Things that wont change the world, things that wont matter after all but its a close look inside lives, inside emotions that we know so well. Im not a hero or a giant robot facing something cool. So I like sometimes to get hit by something I can relate to!
Hope you guys enjoy!!
Cheers,

segunda-feira, 27 de junho de 2011

BRAVE - novo filme da Pixar

Fala Galera!
Pra quem já viu, nunca é demais ver novamente, pra quem ainda não viu vale muito a pena!!
O novo filme da Pixar promete!! Promete sem prometar nada mas promete. O que eu quero dizer com isso é que depois de alguns anos sem um filme original, a Pixar sai da bolha segura e novamente volta a se arriscar a entreter e nos levar para um novo mundo. Não que eu não goste de sequências, mas é que sequências são mais fáceis de se vender (não de fazer ficar bom). O público já conhece os personagens, já gosta do contexto então por mais que saia um produto milhões de vezes inferior ao seu antecessor, o filme consegue arrecadar bem. A Pixar amarga hoje um filme mediano para baixo nos cinemas, eu confesso, ainda não ví, mas o grande termometro de aceitação, o site rottentomatoes.com está apresentando uma porcentagem de aceitação do público a respeito de Cars 2 de péssimos 33%!! Sabe o que isso significa? Que a Pixar escorregou e feio. Perdeu a mão em alguma coisa muito importante, já que quase todos os outros filmes da Pixar tem uma porcentagem acima de 90%, chegando aos ridículos 100% de Toy Story 1.
Eu não ví o filme (como já disse) então não posso julgar seus méritos, porém fica claro que faltou algo ou todo mundo de repente ficou maluco. Prefiro acreditar nas pesquisas.
Mas agora é torcer para que Monstros 2 seja melhor e que depois eles parem de fazer sequencias por um tempo. Sabe quando a gente gosta muito de uma comida da nossa mãe e ela prepara uma porção bem grande, então a gente vai comendo e congelando, comendo e congelando e depois que passa alguns dias a comida lembra alguma coisa que já foi muito gostosa mas já perdeu a graça? Espero que a Pixar faça com o público o que Ego, o critico de Ratattouile, pediu ao ratinho Remi no fim do filme: Surpreenda-me!
Há mais histórias inéditas a serem contadas entre o céu e a terra do que diz a nossa vã filosofia!
Gogo Pixar! Seja muito bem vindo BRAVE!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Kauan e a Lenda das Aguas - Making of - Storyboard/Storyreel

Fala galera!
Dando prosseguimento aos posts do Kauan agora é a vez de começarmos a falar de uma das partes mais importantes do processo de se fazer um filme de animação. O storyboard. O Storyboard é extremamente importante e paradoxalmente no Brasil é extremamente mal utilizado. Pensa-se que o SB (storyboard) é só uma fase para dar uma primeira olhada no roteiro visualmente e que depois o processo evolui no animatic 3D. Mas o grande lançe do storyboard é que ele serve para ver se a história está funcionando, muito mais do que cameras, o storyboard é o responsável por mostrar o filme como um todo no quesito história. É para isso que ele é importante e é por isso que devemos detalhar, estudar, corrigir e muitas vezes modificar completamente sequencias que não funcionem no SB, antes de sair para o 3D. Quando a Pixar estava trabalhando em Nemo, o filme já havia começado quando o time criativo do filme viu que alguma coisa estava errada e eles derrubaram sequencias inteiras do filme, o que culminou em outras novas e outras que não faziam sentido sem as que foram tiradas, enfim, o SB tem que ser a alma do seu filme. Você tem que olhar para o SB e conseguir visualizar o projeto todo, as gags, os dramas e também as cameras, porque a gente pode contar uma história linearmente, como livro infantil mas toda a carga dramática traduzida pelos ângulos de camera e composição são peça chave para uma boa narrativa.
Aqui está o filme Kauan e a Lenda das Águas 2 em StoryBoard!
Abraços,

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Kauan e a Lenda das Aguas - Making of - characters Iara

Fala Galera!
Agora é a vez da minha personagem predileta, a Iara!
Ela foi bem mais difícil de se chegar, acabei indo para vários caminhos, cada um deles foi me mostrando um aspecto interessante, adicionando um pequeno elemento para a personagem final.
Como no Kauan, eu começei a rabiscar buscando algum caminho para tatear no escuro. Então eu fui atirando para todos os lados, mesclando estilos e procurando maneiras de visualizar a personagem.
Iara é uma lenda brasileira sobre uma india jovem que foi assassinada pelo pai depois que ela matou os irmãos porque eles tinham inveja dela (super resumão de novela!) Ela foi jogada no encontro das águas entre o Rio Negro e o Solimões, porém ela não morreu, foi transformada em um ser meio humano, vingativo e com sede de vingança (Titulo de filme do Charles Bronsom!!)
Então basicamente ela é uma adolescente, sexy, vingativa e muito, muito velha, já que ela tá por aí desde a época dos índios.
Então começei a desenhar...
 Esse foi o meu primeiro desenho. Um índia jovem, com pinturas indígenas no corpo e alguns adereços. Eu não consigo imaginar essa personagem junto com o Kauan mas algumas coisas dela ficaram, como  shape do cabelo e algumas pinturas
 Já essa aqui é a devoradora de corações. Muita mulher pro caminhãozinho do Kauan. Aqui o cabelo foi bem mais estilizado e apontava para algo que ficou muito legal no model final. O corpete dançou porém esse desenho tem uma carga sedutora bem grande. Aqui a estilização do rosto em busca de formas mais geométricas foi um bom caminho.






Essa aqui é bem mais jovem, com carinha de inocente, uma pegada mais leve, com linhas mais suaves, um pouco Disney. Foi daqui que nasceu a mascara no rosto da Iara.



Nesta daqui eu voltei a tentar uma personagem mais angular, mais sinistra, olhos menores, corpo menor, braços estranhos e olhar matador! Mas ainda estava fora do contexto do Kauan.











Essa daqui veio numa noite de trabalho puxado. Eu e o André Forni discutimos maneiras de aproximar a personagem com o Kauan e foi essa a personagem que nasceu. Como estavamos cansados, era fim de dia puxado, acabamos acolhendo ela e tinhamos até escolhido ela como personagem final, porém de manhã os outros artistas viram e se me lembro bem, o Fernando Herrera e o Daniel Cavalcante acharam que ela parecia uma tia velha vestida com fantasia de sereia!!! Foi um baque mas isso me fez voltar a mesa e usar esse desenho como base para o próximo.




 Daí veio essa aqui! Foi como uma brisa soprando leve no horizonte, estava diante da Iara. Formas bem simplificadas, uma personagem delicada, mas ainda estava um pouco cabeçuda e infantil. Então foi preciso uma certa dose hormonal nela para que ela virasse essa daqui de baixo!
 Matadora! Personagem sexy, simples, geométrica e dentro do mundo do Kauan. Aí foi só alegria e começar a finalizar o processo de criação dela.
 O Model dela final foi esse aqui!
 Ela de 3/4
 Estudo de poses
Estudo de facial, para ajudar o pessoal de modelagem.











E pra mim foi maravilhoso quando recebi de uma artista super talentosa argentina chamada Samanta Erdini esse lindo desenho da Iara! Obrigado Sam!

















Logo mais eu posto o storyboard da produção!
Abraços,